• Covid-19. EUA realizaram centenas de voos de deportação com infectados

    Publicado em 14.07.2020 às 08:03

    O Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infectados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação do The New York Times e Projeto Marshall.A investigação mostra que as condições de sobrelotação de alguns centros de detenção de imigrantes, a escassez de provas e a deportação que continua a acontecer desde março, resultaram na propagação do novo coronavírus por parte do ICE, dentro e fora das fronteiras do Estados Unidos.

    Segundo noticia a agência EFE, a investigação confirmou que centenas de deportados com covid-19 foram devolvidos aos seus países de origem desde março.

    O ICE já deportou mais de 40 mil imigrantes, a maioria da América Central, onde se registaram casos de pacientes com covid-19 que foram transferidos para os seus países de origem apesar do risco de contágio.

    Pelo menos quatro deportados entrevistados deram positivo para o novo coronavírus logo após regressarem ao seu país, como a Índia, Haiti, Guatemala e El Salvador.

    Até ao momento, a ICE confirmou cerca de 3 mil casos positivos de covid-19 nos seus centros de detenção civis em todo o país, apesar de a investigação mostrar que em muitos casos as pessoas deram positivo mais tarde, ou não foram testadas apesar de demonstrarem sintomas evidentes da doença.

    O jornal New York Times investigou mais de 750 voos nacionais da ICE, além de outros 200 com destino a outros países, entre março e junho, a maioria para Guatemala, El Salvador e Honduras.

    RTP, emissora pública de Portugal