Conselho aprova contas da OAB-GO de 2019

Publicado em 15.07.2020 às 17:40

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) aprovou, durante sessão virtual realizada na tarde desta quarta-feira (15 de julho), com louvor, a prestação de contas da Seccional Goiana, referente ao exercício 2019. A relatoria do conselheiro Rubens Fernando Mendes de Campos foi acompanhada por maioria dos conselheiros.

O relator destacou o aumento da liquidez corrente e geral da instituição. “A OAB-GO tem mais ativo para pagar suas obrigações hoje, na comparação com cinco anos atrás. A receita orçada foi superada pela receita efetiva. Em 2015, tínhamos 48 centavos de patrimônio para cada R$ 1,00 (um real) de dívida. Hoje temos R$ 1,71 de patrimônio para adimplir as obrigações”, destacou. Rubens Fernando afirmou ainda que a instituição opera no azul. “Migramos de uma situação de insolvência para ser altamente viável economicamente hoje”, avaliou. 

O presidente da Comissão de Orçamento e Contas, Maurício Lima, por sua vez, afirmou que os dados foram acompanhados e analisados, por meio da conta razão, atestando que a Seccional tomou as melhores práticas contábeis e financeiras na entidade. 

O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, ressalta que a aprovação com louvor das contas de 2019 reflete o compromisso da gestão com a boa governança. “Aliar responsabilidade fiscal com investimentos justos e necessários sempre foram a tônica da nossa estratégia de trabalho”. “Esta gestão demonstra que está no caminho certo e correspondendo aos anseios da advocacia”, completou.

Relatório

O diretor-tesoureiro da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia, lembrou que as receitas básicas da OAB-GO são oriundas das anuidades que os advogados e estagiários pagam apenas uma vez ao ano, das quais somente 65% são direcionadas à Seccional para administração, manutenção e investimentos, sendo o restante, direcionado ao Conselho Federal, ao Fundo Cultural, ao Fida, e à Casag, pois se tratam de repasses obrigatórios.

Roberto Serra da Silva Maia destacou que o excessivo cuidado da Diretoria no tratamento das finanças e de bem informar à advocacia acerca da gestão da OAB é tamanho, que, todo ano, desde o início da gestão, a Controladoria do CFOAB e auditores independentes são chamados para auditarem as nossas contas, com a devida aprovação.

“Recebemos o relatório do auditor independente (VR Group Auditoria) que certificou, sem ressalvas, a regularidade dos atos de Gestão, concluindo, expressamente, que: “as demonstrações contábeis referentes à 2019 apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial da OAB, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil’”.

Roberto Serra da Silva Maia parabenizou toda a equipe financeira, e a excelência do trabalho realizado para confluência do resultado: Coordenador Financeiro da OAB/GO – Christiano Arruda; Controladoria da OAB/GO – Poliana; Empresa Destra de Contabilidade – Lettícia e Rosana; e Empresa Allianzo de Consultoria –  Renato e Edilson.(Fonte OAB-GO)