• Trump faz discurso pelos 75 anos desde o primeiro teste nuclear

    Publicado em 17.07.2020 às 11:51

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração por ocasião do septuagésimo quinto aniversário do primeiro teste de arma nuclear do mundo, realizado no dia 16 de julho de 1945 pelos Estados Unidos no estado do Novo México, no oeste do país.

    Na quinta-feira, Trump elogiou o teste, dizendo que o mesmo havia sido um “feito notável” que “ajudou a por um fim na Segunda Guerra Mundial e deu início a uma era sem precedentes de estabilidade global”. O presidente dos Estados Unidos disse que “ter capacidades robustas e diversas impede a proliferação nuclear e detém adversários.” Trump mencionou também que a Rússia realizou testes de nucleares e que há preocupações sobre a “China ter feito o mesmo”. Ele pediu a esses dois países que trabalhem juntos para “tornar o mundo mais seguro e evitar uma nova corrida armamentista”.

    Segundo observadores, a mensagem tem como objetivo obter a participação da China no novo acordo conhecido em inglês como New START, iniciais de Tratado Estratégico de Redução de Armas, entre os Estados Unidos e a Rússia. O acordo vai expirar em fevereiro e, até agora, a China se recusou em participar.(NHK, emissora pública do Japão)