Caixa preta do avião ucraniano abatido por engano em janeiro será lida na segunda-feira
A caixa preta do Boeing 737-800 ucraniano abatido por engano, em janeiro, pelas forças militares do Irã, matando todos os 176 passageiros a bordo, foi enviada para leitura em Paris, noticia hoje a agência de notícias semioficial do Irã.
De acordo com a agência, a caixa preta do avião já seguiu para Paris, levada por funcionários judiciais e da aviação civil iranianas, e estará pronta para ser lida na segunda-feira na capital francesa.
O Irã abateu acidentalmente um Boeing 737-800, matando todos os 176 passageiros a bordo, depois de alegadamente ter confundido o aparelho com um míssil, em janeiro, na sequência de uma subida da tensão no país devido à morte do general Qasssim Soleimani, no princípio deste ano.
O Irã tem estado em intensas negociações com a Ucrânia, o Canadá e outras nações que tinham passageiros a bordo do avião e que exigiram uma investigação minuciosa ao acidente.
Inicialmente, o Irã disse que o avião caiu devido a problemas técnicos, só reconhecendo que foi abatido por um míssil lançado de terra alguns dias depois.
C/Lusa/ RTP, emissora pública de Portugal