• UFG realiza ação para população em vulnerabilidade social

    Publicado em 20.07.2020 às 15:24

    Atenta ao impacto que pandemia do novo coronavírus exerce principalmente nos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, a Faculdade de Enfermagem realizou no dia 18 de julho, o lançamento da ação do projeto de pesquisa e extensão “Cuidar sempre: Covid-19”. O projeto irá oferecer testes para a doença, bem como realizar ações de educação em saúde voltadas para prevenção dessa infecção.

    A prof.ª Karlla Caetano/FEN lembra que é fundamental um olhar atento para essa população que está ainda mais vulnerável neste momento de pandemia. Segundo ela, o público alvo do projeto são catadores de material reciclável, imigrantes estrangeiros e refugiados, indivíduos em situação de rua, profissionais do sexo, pessoas LGBTT, entre outros. “Esperamos colaborar para a diminuição da invisibilidade que estes grupos são submetidos, o que é resultado de uma ausente cidadania”, defendeu.
    Considerando que a universidade pública tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão, a profª Sheila Araújo Teles/FEN, destaca que essas ações contribuem para a formação compromissada visando o retorno social dos investimentos recebidos pela universidade. “Não é por acaso que o lema do vai ao encontro de nossa prática como docentes e profissionais da saúde: para aqueles que mais precisam, doamos mais cuidado”, pontuou.

    O projeto é encabeçado pelo Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Infecções Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (NECAIH/FEN). Criado em 2010, o grupo de pesquisa agrega professores da Faculdade de Enfermagem e do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás, e desenvolve estudos sobre a epidemiologia, prevenção, controle e cuidados em infecções transmissíveis em diferentes grupos e populações vulneráveis. “Temos exercido protagonismo regional no desenvolvimento de pesquisas científicas, produzindo conhecimento e qualificando recursos humanos altamente, em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado)”, completou a professora.

    Como funciona?
    O convite ao público-alvo para participar do projeto será feito exclusivamente  por meio dos líderes de Organizações da Sociedade Civil e membros de entidades governamentais, que desenvolvem ações junto às populações em situação de vulnerabilidade social. Aqueles que desejarem participar deverão contatar a entidade representativa, que se responsabilizará pelo agendamento, junto à equipe do projeto, a fim de não gerar aglomerações.

    As atividades ocorrerão às segundas e quartas-feiras, entre 15h e 18h, e aos sábados, entre 8h e 12h, no Centro de Aulas D, Câmpus Colemar Natal e Silva, UFG, Setor Universitário.  Para maiores informações, o número 62 9 9688-1046 está disponível para ligações e mensagens.

    Fonte: Secom/UFG