• Brasil é o primeiro país da América Latina a identificar caso de coronavírus

    Publicado em 26.02.2020 às 10:30

    O Brasil se tornou, nesta terça-feira (25), o primeiro país da América Latina a identificar um caso de infecção por coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos que apresentou resultado positivo para a doença, no Hospital Israelita Albert Einsten, na Zona Sul da capital paulista, por volta de 12h. 

    Para confirmar o caso, o Ministério da Saúde aguarda um teste de contraprova, cujo resultado deve ser divulgado nesta quarta-feira (26), pelo Instituto Adolfo Lutz, que atua como laboratório central de saúde pública. 

    De acordo com uma nota divulgada à imprensa pelo hospital, o homem, que se encontra em isolamento domiciliar e apresenta sintomas brandos como tosse, foi atendido na segunda-feira (24). Logo depois, a Vigilância Epidemiológica estadual foi notificada.

    “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele.”

    O governo, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, em nota à imprensa, que fará uma mapeamento das pessoas que tiveram contato com o homem, e que o Brasil “aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença”.

    O paciente, que não teve a identidade revelada, esteve entre os dias 9 e 21 de janeiro na Itália, mais precisamente da região de Lombardia, onde foram identificados os primeiros casos de coronavírus no país. Até esta quarta-feira (26), cerca de 320 pessoas foram infectadas e 11 morreram, na Itália. No mundo, são cerca de 80 mil infectados e 2.700 mortos em decorrência da doença Covid-19.

    Outros três casos estão em investigação no estado de São Paulo, dois na capital e um em Bauru. Em Pernambuco, uma mulher que chegou da Itália nesta terça também está em observação. Ao G1, o secretário de Saúde do estado nordestino, André Londo afirmou que se ampliou recentemente a definição de caso suspeito. 

    “Antes, falávamos da Ásia, agora falamos também da Europa. Essa paciente estava em deslocamento na Europa, na região de Milão, e veio para o Brasil via São Paulo, onde fez uma escala. Ela chegou ao Recife com alguns sintomas que se enquadram na nova definição de caso suspeito para a doença”.

    Segundo caso aguarda confirmação

    Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o teste de contraprova de um paciente que já havia sido notificado como caso suspeito nesta noite também deu positivo. Segundo a publicação, o homem havia teste com resultado positivo para o vírus no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o jornal, o teste de contraprova foi realizado no Instituto Adolfo Lutz, cujo resultado deve ser anunciado nesta quarta (26) pelo Ministério da Saúde.(Brasil de Fato)