• Importância do orçamento público é destaque nas redes sociais da Assembleia Legislativa

    Publicado em 4.08.2020 às 16:56

    Como funciona o planejamento orçamentário do estado de Goiás? Como são definidos os recursos para pagamento da folha de servidores, para investimento em obras, em programas sociais, em inovação tecnológica e para quitação de dívidas? E quais são as fontes de financiamento do estado, de onde vêm esses recursos?

    Essas e outras perguntas estão sendo respondidas, de forma didática, numa série especial de postagens nas redes sociais da Assembleia Legislativa. A ideia é levar uma reflexão sobre a importância da arrecadação de tributos e mostrar que o gerenciamento do dinheiro público é um sistema complexo, do qual o cidadão deve participar.

    Assim como em qualquer empresa, instituição ou mesmo em nossa casa, o planejamento orçamentário é fundamental para se ter equilíbrio entre receita e despesa, e manter as finanças organizadas. A diferença é que o poder público depende de aprovação de leis orçamentárias pelas Casas Legislativas. No caso dos estados, os projetos de lei são enviados às Assembleias e são analisados, debatidos e aprovados, ou não, pelos deputados.

    Além disso, a responsabilidade do poder público é bem maior: é uma boa gestão financeira dos governos que garante a execução de políticas públicas, que refletem diretamente na vida de cada cidadão.

    A campanha, promovida pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Alego, será dividida em quatro postagens semanais. A primeira é uma introdução ao tema, a segunda trata sobre o Plano Plurianual (PPA), a terceira sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e a série será finalizada com um postsobre a Lei Orçamentária Anual (LOA). Os seguidores já podem conferir no @assembleiago pelo instagram, facebook e twitter..