• Com Kalou e Honda, Botafogo crê em legião estrangeira no Brasileirão Assaí 2020

    Publicado em 4.08.2020 às 21:58

    Botafogo tem um histórico de ídolos estrangeiros. Nos muros de General Severiano, há dois grandes exemplos: o holandês Clarence Seedorf e o uruguaio ‘El Loco’ Abreu. Para manter viva esta tradição, na disputa do Brasileirão Assaí 2020, o Alvinegro conta com dois reforços internacionais: o marfinense Salomon Kalou e o japonês Keisuke Honda.

    Os dois foram contratados durante o Campeonato Carioca e jogarão pela primeira vez o Brasileirão Assaí. No elenco do Glorioso, eles se unem a jovens promissores, como Caio Alexandre e Luis Henrique, sob o comando do experiente Paulo Autuori. O treinador, aliás, foi campeão com o Botafogo na última conquista nacional do clube, no Brasileirão de 1995.

    Será um ano de adaptação para Kalou e Honda ao futebol brasileiro. Mas não será a primeira vez que eles atuam em solo nacional. Ídolos em seus países, eles defenderam Costa do Marfim e Japão, respectivamente, na Copa do Mundo de 2014. Eles até mesmo se enfrentaram, pela fase de grupos, com vitória dos marfinenses por 2 a 1. Os dois foram titulares na partida e Honda marcou o gol japonês, mas saiu de campo derrotado. Eles voltarão a jogar no Brasil, mas dessa vez no mesmo time.

    Botafogo-RJ

    Melhor campanha: campeão
    Posição no Brasileirão 2019: 15º
    Presidente: Nelson Mufarrej
    Estádio: Nilton Santos (Rio de Janeiro)
    Mascotes: Manequinho e Biriba

    Falamos com: Gatito Fernandez


    "espião" do Botafogo, Gatito garante foco total na Sul-AmericanaGatito é sinônimo de segurança na defesa do Botafogo
    Créditos: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

    “A gente tem que pensar em coisas grandes”

    – O que podemos esperar do Botafogo no Brasileirão 2020?
    Com certeza, um time de muita entrega, muita luta e dedicação dentro do campo, na preparação antes dos jogos. Estamos em um bom caminho, finalizamos dois amistosos muito importantes, que nos trazem coisas boas. Acredito que estamos no caminho certo para começar o Brasileirão com o pé direito. Sabemos da importância do campeonato para o clube, para todos nós, é um campeonato que todos nós gostamos de jogar, pela qualidade de clubes que tem, pelos jogadores. Estamos no caminho certo para fazer um bom campeonato.

    – Qual deve ser o maior desafio para o clube neste campeonato?
    O maior desafio deve ser manter uma regularidade durante todo o campeonato, para poder aspirar coisas grandes para o clube, como a gente já vivenciou em 2017, com a classificação, quando disputamos a Copa Libertadores. Acho que a gente tem que pensar em coisas grandes, pensar nisso para que a gente possa manter um campeonato muito regular. Porque é um campeonato grande, que requer muito isso para fazer um bom ano. 

    – Estrangeiro há mais tempo no Botafogo, como você pode ajudar os recém-chegados a se adaptar ao Brasileirão Assaí?
    Acredito que o conhecimento que tenho dos adversários, da maioria dos jogadores que vão disputar o Brasileirão. Passar informações sobre nossos adversários, sobre estádios, características de jogadores. Acho que essa pode ser minha ajuda para eles.

    Palpite dos especialistas


    Jefferson, ídolo do Botafogo

    “Está muito em aberto o Campeonato Brasileiro. Os torcedores ficam numa expectativa otimista por causa da chegada de novos jogadores e isso é normal, é um novo elenco sendo formado. Eu acho que o Botafogo tem que se fortalecer esse ano, principalmente por conta dos problemas financeiros fora de campo. Tem que manter uma base forte, para poder brigar por títulos nos próximos anos. O máximo a ser alcançado seria uma vaga na Libertadores, o que já seria excelente para seguir no caminho certo”

    Renata Mendonça, jornalista do Dibradoras e comentarista dos canais Sportv

    “O Botafogo chega com o desafio de manter um trabalho aparentemente promissor de Paulo Autori sem interrompê-lo no meio da temporada (algo que aconteceu no ano passado com Barroca, por exemplo). Em um clube que passa por tantas dificuldades financeiras, conseguir um bom rendimento em campo é ainda mais difícil, mas as novidades que vieram da base dão uma esperança de que o Alvinegro pode alçar voos maiores neste campeonato – e não entrar apenas para brigar contra o rebaixamento. O objetivo do Botafogo no Brasileiro de 2020 não pode ser dar um passo maior do que as pernas. Então, considerando as dificuldades financeiras e a tentativa de reestruturação de um clube bastante endividado, acredito que dá para pensar em beliscar uma vaga na Sul-Americana e uma posição no meio de tabela, para não flertar com o rebaixamento”

    Sérgio Santana, repórter do jornal Lance!

    “O trabalho de Paulo Autuori está sendo promissor até aqui. Foram poucos jogos com um curto período de treinamentos, mas o Botafogo mostrou evolução, principalmente no ataque. Acredito que tudo pode melhorar com um Honda ainda mais ambientado ao Brasil e a chegada do Kalou. O objetivo do Botafogo, acima de tudo, deve ser ter um ano tranquilo. Acredito que é um pouco exagerado afirmar que a equipe vai brigar por vaga na Libertadores, mas se o elenco encaixar no decorrer da competição, pode acontecer”

    Análise tática


    Como chega o Botafogo para a disputa do Brasileirão Assaí? Nas redes sociais, o @brasileirao, em parceria com o @Footure, destrinchou um pouco de como o Alvinegro gosta de jogar, os principais destaques do clube e os números do time no ano.

    A análise de Rodrigo Coutinho cita a importância de três fatores para que o Glorioso tenha sucesso no torneio: a inserção dos jovens da base ao time titular, o talento dos craques internacionais e a experiência de Paulo Autuori no comando da equipe. Com uma defesa que marca em zona e um ataque que preza pela posse de bola, o Alvinegro conta com a cadência e o estilo cerebral do japonês Keisuke Honda para criar as tramas ofensivas com passes verticais e quebrar as linhas dos rivais.(Fonte site CBF)

    Clique aqui e confira a análise tática completa do Botafogo no site do Footure.