• Projeto de lei sugere teste de gratuito de Covid-19 a doadores de sangue de Goiás

    Publicado em 5.08.2020 às 22:02

    Proposta apresentada pela deputada estadual Lêda Borges (PSDB) pretende contribuir com a solução de dois desafios atuais em Goiás: aumento do número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus. Isso porque o projeto de lei protocolado pela parlamentar nesta quarta-feira (5) sugere gratuidade de teste de Covid-19 a pessoas que doam sangue no Estado. 

    Segundo informações do Hemocentro de Goiás, desde março, mês em que o isolamento social teve início em Goiás, as doações de sangue caíram 15%, deixando os estoques em situação crítica. 

    Assim, a deputada propõe a gratuidade de testes de Covid-19 como forma de incentivo para os doadores. Com o aumento de pessoas doando sangue nos bancos mantidos por órgão estatal ou paraestatal, haverá reposição dos estoques e o serviço será regularizado. 

    Além disso, segundo a propositura, irá proporcionar o aumento de doadores de plasma sanguíneo, que será utilizado no tratamento de pessoas contaminadas com o coronavírus. 

    Por outro lado, o aumento do número de testes também servirá para que o Estado tenha maiores e melhores informações sobre o número de contágio pela Covid-19 o que facilitará a adoção de medidas para o combate ao novo coronavírus.