Higienização de viaturas do Samu garantem segurança de pacientes e profissionais

Publicado em 6.08.2020 às 13:11

O serviço do Samu Goiânia, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está presente como um grande aliado no enfrentamento ao novo coronavírus. Com a frota aumentada e o cadastramento de lava jatos, a distribuição geográfica e a otimização do tempo garantem que a higienização e segurança sejam mantidas.  Nos últimos três meses, os chamados de transferência inter-hospitalar saltaram de 300 para uma média de 436. 

Até o momento, três lava jatos estão sendo utilizados para esse serviço: LF Lavajato (Jardim Goiás), D Graus Lavajato (Leste Universitário) e Canaã Lavajato (Cidade Jardim).

Todos os cuidados são necessários para a segurança de pacientes e profissionais, por isso, após o transporte de um paciente com suspeita ou confirmação da Covid-19, a viatura deve passar por uma higienização completa para entrar em rota novamente. A desinfecção das viaturas é feita com hipoclorito de sódio (100%) começando pela parte interna, externa, em seguida, maca e todos os equipamentos essenciais. 


O coordenador geral do Samu, André Luiz Braga, ressalta que os lava jatos ajudam a ter uma agilidade maior entre ocorrências. “Antes eram dois lavajatos para 17 viaturas com média de tempo de lavagem de 40 minutos cada, agora são três lavajatos, ou seja, diluiremos o serviço com reduções do tempo de espera por viatura”, explica.