Dono da melhor defesa, Palmeiras chega ao seu 23º título estadual

Publicado em 8.08.2020 às 19:34

‘Defesa que ninguém passa’: esse trecho do hino do Palmeiras sintetiza a campanha do título do Paulistão Sicredi 2020. Com apenas sete gols sofridos em 16 jogos, o time de Vanderlei Luxemburgo coroou a conquista estadual após 12 anos com a marca de melhor defesa do certame mesmo após sofrer um gol no último lance da partida. Como Luiz Adriano havia marcado antes, a decisão foi para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro Weverton. Prata da casa, Patrick de Paula fez a última cobrança.

Nos 16 jogos que embalaram a campanha do 23º título paulista, o Palmeiras foi vazado em apenas sete oportunidades. Além da final, na primeira fase nas derrotas para Red Bull Bragantino (2 a 1) e para Corinthians (1 a 0), no empate contra a Ferroviária (1 a 1) e nas vitórias contra Mirassol (3 a 1) e Água Santa.

O gol defendido por Weverton não foi superado pelos rivais nas quartas e semifinal, já que venceu o Santo André, por 2 a 0, e a Ponte Preta, na, pelo placar mínimo. Na decisão contra o Corinthians, um empate sem gols na Arena Corinthians pavimentou o caminho para a conquista palestrina.

O time alviverde parecia com o título certo ao ver Luiz Adriano marcar de cabeça. Porém, no último lance, viu Jô converter pênalti sofrido e a decisão ir para os pênaltis. Sem se abalar, o time palestrino venceu por 4 a 3 e se sagrou o campeão paulista de 2020.

O ataque também é outro ponto positivo do Palmeiras. Com 21, o time de Palestra Itália foi quem mais marcou gols no torneio, ao lado do São Paulo, eliminado nas quartas de final pelo Mirassol.

Ao todo, o Palmeiras somou oito vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. O ataque comandado pelo vice-artilheiro Willian, que marcou em seis oportunidades.

Técnico na história
Vanderlei Luxemburgo atingiu o seu nono título paulista, o técnico mais vencedor em toda a história do estadual. Ao todo, o comandante já conquistou o campeonato cinco vezes pelo Palmeiras – 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020 -, e foi o único a ser campeão com as cores alviverdes desde 1976 no estadual.(Fonte FPF)