Lançada a 1ª edição da Revista Alego

Publicado em 12.08.2020 às 12:48

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), juntamente com o diretor de Comunicação, André Furquim, lançaram, na manhã desta quarta-feira, 12, no salão nobre da Casa, a primeira edição da Revista Alego.

O periódico será, inicialmente, semestral, com 28 páginas, e distribuição nos principais órgãos públicos de Goiás. A intenção é evidenciar os principais atos da gestão e aproximar Casa da sociedade.

Defensor das ferramentas de comunicação como forma de reforçar a credibilidade e transparência da Casa, Lissauer Vieira disse, durante o lançamento, que se não fosse o empenho e espírito de coletividade de cada servidor da Casa, os avanços alcançados em um ano e meio de gestão não teriam sido possíveis.

“Agradeço a cada um de vocês que se desdobram para levar o Poder Legislativo mais próximo da sociedade. Já temos várias ações da Assembleia que buscam aproximar o Legislativo da sociedade, como por exemplo, o projeto Alego Ativa e o projeto Politizar, inclusive, por este, fomos premiados recentemente com um prêmio internacional”, sustentou o presidente da Casa.

Ele agradeceu especialmente à equipe da Diretoria de Comunicação pelo empenho em lançar a publicação, ressaltando sua qualidade. Lissauer explicou que o lançamento estava previsto para junho deste ano, mas devido a pandemia foi preciso adiar. “Essa revista presta contas do trabalho ao cidadão quanto ao trabalho da Casa de Leis e mostra o valor do Poder Legislativo e de cada servidor.”

Participação

André Furquim explicou que a gráfica Visão doou a primeira edição e, assim, o poder público não teve gasto com o periódico. Ele ressaltou que a revista é mais um mecanismo de aproximação do Poder Legislativo da comunidade. “A revista surgiu com esse objetivo. Ela vem mostrar que a Alego não é só sessão e projetos de lei, ela tem um trabalho diário em vários aspectos para atender a população.”

De acordo com a chefe da Agência Assembleia de Notícias, jornalista Cida Mendonça, mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, a Agência – responsável pela produção de conteúdo da revista, tanto redação quanto fotografia – juntamente com a Seção de Publicidade e Imagem e Identidade Corporativa e a Gráfica Visão conquistaram um resultado positivo. “Não foi um trabalho fácil, principalmente por estarmos vivendo um momento de pandemia e o contato com as fontes foi um desafio. Mas o trabalho da equipe foi excelente e somou para o melhor resultado possível. Apesar de tudo, conseguimos levar o trabalho à frente atendendo à solicitação do presidente para que isso fosse divulgado.”

Cida destacou que o trabalho em conjunto de muita dedicação dos repórteres, fotógrafos, editores e revisores da Agência tem o intuito de levar ao interior, às prefeituras, câmaras e demais órgãos estaduais, o que é produzido pela Assembleia. “Queremos acabar com esse estigma de que no serviço público não se produz nada. Muito pelo contrário, aqui se trabalha muito.”

Conteúdo

A primeira edição da revista traz um editorial, com a fala do presidente, apresentando esse novo canal de comunicação da Casa com a população. No tópico “Ação Social” há uma reportagem sobre as sete edições do programa Alego Ativa. Já no espaço sobre saúde e bem-estar, a revista conta com reportagem sobre o projeto Viver Bem, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento da Casa. Há também matéria sobre a arrecadação das mais de 21 toneladas de alimentos para a campanha Corrida da Solidariedade.

Além disso, a revista traz informações sobre as novas datas da quinta edição do projeto Politizar. Em outro texto, trata sobre os desafios das sessões ordinárias remotas. Também é destaque no periódico, o projeto Selo Verde – programa que busca conscientizar servidores sobre o consumo e o descarte de resíduos.

As obras da nova sede da Alego foram retratadas em reportagem com informações sobre o andamento da construção e prestação de contas sobre os recursos destinados à nova Casa do Povo. Outro destaque foi dado também ao Opine Cidadão e as mais de 300 mil visualizações que a plataforma recebeu no primeiro semestre de 2020.

Não poderia faltar espaço dedicado à disseminação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, há matéria tratando do assunto e elucidando as ações que a Casa tem tomado, junto aos demais poderes, para para conter os casos da doença.

Também há espaço para “As leis estão em sua vida” – campanha inédita que tem como principal objetivo ilustrar de que forma as leis impactam a vida de cada cidadão.

Por fim, enaltecendo o turismo em Goiás, a revista Alego traz especial sobre Cocalzinho de Goiás, Aurilândia e o trabalho desempenhado pela Comissão de Turismo da Alego.