Nova Zelândia investiga primeiros novos casos em mais de três meses

Publicado em 12.08.2020 às 21:33

Um surto de Covid-19 após mais de três meses sem qualquer caso colocou as autoridades da Nova Zelândia em alerta máximo.

A primeira-ministra Jacinda Arden reintroduziu rapidamente restrições apertadas em Auckland, depois da descoberta de quatro famílias infetadas como o novo coronavírus na cidade.

A origem do surto está a surpreender os responsáveis sanitários neo-zelandeses, confiantes de que nos últimos 102 dias não se deram no país quaisquer casos de transmissão local.

As investigações centram-se em armazéns frigoríficos onde um dos homens de uma das famílias trabalha, e as autoridades admitem que o vírus possa ter sido importado através de carga. O armazém opera com os Estados Unidos, o Canadá, a Argentina e a Austrália.

“Sabemos que o vírus pode sobreviver em ambientes refrigerados por bastante tempo”, explicou o diretor-geral de Saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield, numa conferência de imprensa.

O homem infectado estava de baixa há alguns dias e todos os seus colegas foram enviados para casa para serem testados.(RTP, emissora pública de Portugal)