• SME recebe moedas verdes do Circuito Reciclar é Legal

    Publicado em 13.08.2020 às 14:13

    Na manhã desta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), recebeu as moedas verdes da Copel Recicláveis oriundas do Circuito Reciclar é Legal. O projeto levou aos Mutirões da Prefeitura em 2019 a troca de resíduos sólidos recicláveis por mudas de hortaliças do Horta Escolar. A troca das moedas foi feita na cooperativa.

    Durante as ações nos mutirões, foram arrecadados 200kg de plástico e 130kg de alumínio, que resultaram na troca e aquisição de cerca de 2600 mudas de hortaliças, entre elas couve, jiló, alface, acelga e cebolinha. Como as aulas presenciais estão suspensas em virtude da pandemia de Covid-19, a SME criou o projeto Horta em Casa, que consiste em levar as ações pedagógicas do Horta Escolar para os lares dos alunos. Com isso, as mudas serão distribuídas para as famílias junto com o kit de merenda escolar.

    O objetivo do Circuito Reciclar é Legal – troque seu resíduo sólido por uma muda de hortaliça é discutir os processos de ensino e aprendizagem sobre resíduos sólidos na escola, incentivar o descarte correto dos resíduos, mediante a troca de mudas de hortaliças por garrafas pets ou latas de alumínio, reduzir o número de materiais recicláveis que poluem as ruas, bueiros, proliferando doenças e outros transtornos ambientais, propor ações de proteção ambiental e sustentável e articular ações de educação ambiental para conscientizar a comunidade escolar, sobre a importância de redução, reutilização, reciclagem, por meio de oficinas, palestras e mutirões.

    O diretor da Copel Recicláveis, Roberto Jr, contou sobre a parceria que a empresa tem desenvolvido junto à Prefeitura. “Quando temos um movimento bem organizado e planejado e um objetivo muito claro, ficamos mais instigados a participar. Fomos procurados pela prefeitura e pela natureza do projeto é difícil não participar. Acreditamos que as novas gerações vão sofrer com os erros que cometemos com o meio-ambiente e elas são capazes de promover uma mudança radical. Quando envolvemos crianças num projeto que traga a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável, é o que precisamos para uma transformação”, pontuou.