• Especialista alerta que Japão entrou em segunda onda da pandemia de coronavírus

    Publicado em 19.08.2020 às 07:59

    Um especialista japonês em doenças infecciosas alertou que o país agora se encontra na segunda onda da epidemia de coronavírus, e pede por um monitoramento minucioso do desenrolar da situação.

    A Associação Japonesa de Doenças Infecciosas deu início a um encontro acadêmico, na quarta-feira, tanto de forma presencial, em Tóquio, quanto online. O evento havia sido originalmente planejado para ocorrer em abril, mas precisou ser adiado devido à pandemia.

    Em seu discurso de abertura, o líder da entidade, Tateda Kazuhiro, explicou que o Japão se encontra no meio da segunda onda de infecções pelo vírus.

    Ele alerta que, apesar de parecer que novas infecções tenham atingido um pico tanto em Tóquio quanto no restante do país, novos surtos precisam ser monitorados de perto.

    Ressaltou que pode-se esperar a ocorrência de uma terceira e de uma quarta onda em seguida, o que deve forçar a população a reinventar um novo estilo de vida que permita a convivência com o vírus.

    Tateda afirmou que a Associação Japonesa de Doenças Infecciosas vai trabalhar para compilar conhecimento do que ocorre na linha de frente do combate ao vírus, na tentativa de reduzir o máximo possível o número de pacientes graves e evitar sobrecarga das instituições de saúde.

    Novas terapias e descobertas de pesquisas sobre o vírus serão divulgadas no encontro, que ocorre até sexta-feira. A expectativa é que um total de cerca de três mil pessoas participem do evento.(NHK, emissora pública do Japão)