Covid-19: Países europeus debatem-se com aumento de novos casos
É uma mensagem que se repete quando se conhecem os números de novos casos diários em vários países europeus: “É o valor mais elevado dos últimos meses”. Dados que geram a preocupação de que estejamos já perante uma segunda onda. Na Alemanha, os contágios diários superaram esta quinta-feira pela primeira vez desde abril os 1.700 casos. Foram 1.707 casos em 24 horas, segundo dados do Instituto Robert Koch.
Desde o início do mês de agosto, quem regresse à Alemanha proveniente de uma zona considerada de risco é obrigado a realizar um teste (gratuito) à covid-19. A chanceler Angela Merkel avisou, na terça-feira, que o país não vai, por agora, aliviar as medidas de contenção que ainda vigoram no país.
A França registrou esta quarta-feira 3.776 novas infecções e é a terceira vez que ultrapassa a barreira de três mil casos positivos em cinco dias.
“Todos os indicadores continuam a subir e a transmissão do vírus está a intensificar-se”, alerta a Direção Geral de Saúde francesa. Tanto a região da capital, na Ile-de-France, como a região Provence-Alpes-Cote d’Azur, na quarta-feira ultrapassaram o “número alerta” de 50 novos casos diários por cem mil habitantes.
Aqueles que foram durante semanas epicentros da doença, Espanha e Itália, voltam a registrar aumentos. Itália vê crescer número de casos diários para 642, com o registro de sete mortos. É o valor mais alto desde maio, desde o confinamento.
No domingo, o governo ordenou o encerramento de discotecas e tornou obrigatório o uso de máscaras em zonas exteriores específicas durante a noite. São as primeiras restrições desde o início do desconfinamento.(RTP, emissora pública de Portugal)