Alexei Navalny, opositor de Putin, hospitalizado com suspeita de envenenamento
O principal rosto da oposição ao Presidente russo foi esta quinta-feira hospitalizado por suspeitas de envenenamento. Alexei Navalny, de 44 anos, está a receber tratamento intensivo.
Navalny sentiu-se mal durante um voo de regresso a Moscovo proveniente de Tomsk, uma cidade na Sibéria, revelou a porta-voz Kira Yarmysh, que anunciou o internamento do político na rede social Twitter.Alexei Navalny está em coma, segundo a porta-voz Kira Yarmysh.
O aparelho fez uma aterragem de emergência em Omsk, na Sibéria, face ao agravamento do estado de saúde de Alexei Navalny. Ainda de acordo com a porta-voz, “Alexei foi envenenado, intoxicado” e “agora está nos cuidados intensivos” no hospital de Omsk.
“Achamos que Alexei foi envenenado com algo misturado no chá. Ele não bebeu mais nada esta manhã”, afirmou Yarmish, para acrescentar que “os médicos afirmaram que o veneno foi rapidamente absorvido pela bebida quente “.
A agência de notícias estatal russa Tass confirmou o estado clínico de Alexei Navalny junto do médico-chefe do hospital.
Detenção em 2019
No ano passado, Alexei Navalny transportado da prisão para um hospital com o que a sua equipa disse ser suspeita de envenenamento. Os médicos afirmaram então que o político sofreu uma crise alérgica grave e reenviaram-no para a prisão no dia seguinte.
Principal opositor ao Presidente russo Vladimir Putin, Navalny, advogado cujas publicações contra a corrupção têm forte impacto nas redes sociais, foi já vítima de ataques no passado. Em 2017 foi mesmo pulverizado nos olhos com um desinfetante, quando saía do seu escritório.
Navalny, os apoiantes e respetivas famílias são ciclicamente detidos, revistados e pressiondos por forças de segurança através do território russo.(RTP, emissora pública de Portugal)