Governo Federal prorroga atuação das forças federais no Ceará
Nesta sexta-feira (28), o presidente da República, Jair Bolsonaro, informou, por meio de nota, que o Governo Federal autorizou a prorrogação do emprego das forças federais no Ceará, por meio do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), até o dia 6 de março. No dia 26 de fevereiro, o governador do Ceará, Camilo Santana, pediu prorrogação da Operação que está em curso no estado desde o dia 21.
Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e da Advocacia-Geral da União, André Luiz Mendonça, realizaram sobrevoo pela região metropolitana e pela capital cearense, Fortaleza, na segunda-feira (24), para acompanhar a situação no estado. O grupo se reuniu com o presidente Bolsonaro na quinta-feira para tratar do tema.
Leia a nota na íntegra:
“O governador do estado do Ceará formalizou ao presidente Jair Bolsonaro, no dia 19 de fevereiro de 2020, por meio de ofício, a incapacidade de gestão da sua força policial em decorrência da paralisação das forças de segurança na região.
Sendo assim, o governo federal determinou, no período de 21 a 28 de fevereiro de 2020, o emprego das forças federais no Ceará por meio do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
No dia 26 de fevereiro, o governador do Ceará pediu uma prorrogação da GLO. O governo federal, por sua vez, autoriza a prorrogação e entende que, no prazo de até o dia 6 de março, a situação deva ser normalizada, prevalecendo o bom senso. O governo federal avalia que se trata de uma negociação do estado, entretanto, continua prestando seus esforços de ajuda à população.
Ressalta-se a importância de que o Congresso Nacional reconheça que, o emprego da GLO, dada a necessidade de segurança aos integrantes das forças, muitos deles jovens soldados com cerca de 20 anos de idade, discuta e vote o excludente de ilicitude.
Presidente Jair Bolsonaro”