• TikTok entrará com processo contra governo de Trump

    Publicado em 23.08.2020 às 12:36

    A ByteDance, a empresa controladora do aplicativo chinês TikTok, planeja desafiar na justiça uma ordem executiva assinada pelo presidente americano, Donald Trump, que exige que a operação da plataforma nos Estados Unidos seja vendida.

    Em uma declaração divulgada no sábado (22), a companhia disse que o governo de Trump “não se atém a fatos e tenta se intrometer em negociações entre empresas privadas”. Em seguida, afirma que não tem escolha “a não ser desafiar a ordem executiva” por meios legais para garantir que o aplicativo e seus usuários sejam tratados de maneira justa.

    Em 6 de agosto, Trump assinou uma ordem executiva que proibirá transações com o TikTok e a ByteDance a partir do final de setembro. Dias depois, em 14 de agosto, assinou outra ordem que exige que a ByteDance negocie a operação do aplicativo no território americano. A empresa chinesa, por sua vez, anunciou neste domingo (23) que irá entrar com uma ação contra a ordem de 6 de agosto.

    O presidente americano alega que o TikTok é perigoso para a segurança nacional dos Estados Unidos. Segundo Trump, o governo chinês pode usar dados pessoais de usuários americanos.

    A ByteDance tem negociado com interessados em comprar sua operação nos Estados Unidos, entre eles a Microsoft. Mas a incerteza que paira o futuro do aplicativo tem preocupado seus usuários no território americano.(NHK, emissora pública do Japão)