Bolsonaro participa da cerimônia de posse do novo presidente uruguaio neste domingo (1º)

Publicado em 1.03.2020 às 14:46

Neste domingo (1º), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Lacalle Pou. O presidente Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado a confirmar presença na cerimônia e será o primeiro a cumprimentá-lo no evento. 

De acordo com o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de negociações Bilaterais e regionais nas Américas do Itamaraty, a presença do presidente brasileiro reflete o início de uma nova relação de parceria com o Uruguai. “Os dois países atuarão nos próximos anos em sintonia nos principais temas nas relações bilaterais e no âmbito do Mercosul. O Uruguai está alinhado com o Brasil em assuntos comerciais e econômicos, como a Tarifa Externa Comum (TEC)”, disse o secretário.

Bolsonaro participará de uma programação dividida em quatro atos coordenados pelo governo uruguaio. A cerimônia começa com a sessão solene de honra e declaração de fidelidade; cerimônia de transmissão de mandato presidencial; cerimônia de posse dos novos ministros; e cumprimentos protocolares dos chefes de delegações oficiais ao presidente do Uruguai.

O novo presidente do Uruguai, Lacalle Pou, é do Partido Nacional e se dedica à política desde os 24 anos. Ele já foi deputado e senador e é filho do ex-presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle, que governou o país de 1990 a 1995, e da ex-senadora Julia Pou. O governo de Lacalle visa dois fatores principais demandados pela população: economia e segurança pública.

Além da presença do presidente brasileiro, estarão presentes na cerimônia os presidentes do Chile, Colômbia e Paraguai. Os vice-presidentes da Costa Rica e Equador também marcarão presença, além de representantes do Peru e da Argentina.

Brasil e Uruguai

O Uruguai é um dos principais parceiros do Brasil na América do Sul e possui vínculos históricos, políticos e humanitários permitindo elevado grau de confiança mútua, que permeia todos os aspectos da relação bilateral. A cooperação entre os dois países atualmente abrange os campos políticos, econômicos, tecnológicos, culturais e sociais. 

Brasil e Uruguai possuem mais de 1.069 quilômetros de fronteiras em comum. A fronteira entre os dois países é considerada a mais viva com o total de 800 mil pessoas vivendo nos limites fronteiriços onde os temas como segurança e serviços públicos são compartilhados. As cidades de Santana do Livramento e Rivera, no Brasil e Uruguai, respectivamente, por exemplo, estão localizadas na chamada Fronteira da Paz onde os dois povos vivem de maneira integrada e pacífica.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Uruguai importa a maioria dos produtos que consome do Brasil. Em 2019, a corrente de comércio entre os países somou mais de US$ 3 bilhões, com superávit para o Brasil de US$ 1,2 bilhão. O Uruguai figura como 20º destino de exportações brasileiras no acumulado do ano passado.

Com informações dos Ministérios da Economia e Relações Exteriores