• Disney recebe críticas por agradecer a China em créditos do filme ‘Mulan’

    Publicado em 10.09.2020 às 10:36

    Os estúdios Walt Disney estão recebendo críticas por terem expressado agradecimento a diversas entidades do governo chinês nos créditos do filme recém lançado “Mulan”, pela cooperação na produção do longa.

    O remake live-action da animação de 1998 foi lançado na última sexta-feira, por meio do serviço de streaming da Disney. O longa foi parcialmente filmado na Região Autônoma de Xinjiang Uigur.

    O governo americano acusa autoridades chinesas de cometerem violações de direitos humanos contra minorias étnicas, e afirma que muçulmanos uigures estão sendo detidos em campos de concentração em massa na região autônoma. O governo dos Estados Unidos impôs sanções sobre diversas autoridades chinesas e proibiu que empresas americanas façam negócios com algumas organizações do governo da China.

    Órgãos de imprensa americanos afirmam que nos créditos de encerramento do filme, a Disney agradeceu diversas organizações governamentais de Xinjiang. Algumas reportagens dizem que uma das organizações é uma secretaria de segurança pública banida pelo governo americano.(NHK, emissora pública do Japão)