• Alego Ativa em Itapuranga tem grande participação popular

    Publicado em 2.03.2020 às 16:46

    A oitava edição do programa Alego Ativa, em Itapuranga, foi realizada no sábado, dia 29 de fevereiro, com sucesso graças à grande participação da população que lotou os estandes de atendimento e as salas de oficinas. A iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) despertou o sentimento de gratidão, esperança e respeito na população itapuranguense, que recebeu o evento como uma verdadeira ação de cidadania, democracia e respeito.

    O evento foi realizado nas dependências do Colégio Estadual da Polícia Militar José Alves de Assis, no setor São José, e mobilizou grande parcela da população durante todo o dia. As pessoas tiveram acesso a serviços de cidadania como: Carteira de Identidade, passe livre do deficiente, carteira do autista, passaporte do idoso, segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito, atendimentos jurídicos, corte de cabelo e recreação para crianças. Além de consultas com dermatologista, odontólogo e clínico-geral, teste de glicemia e aferição de pressão; cursos e oficinas de qualificação profissional como: Excelência em Atendimento; Como Empreender nas Redes Sociais; Introdução à Robótica (9 a 14 anos); Palestras do Senar/Faeg; Soluções Inovadoras para a Agricultura Familiar; Aulão do Pré-Enem com específicas em Português e Matemática; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Maquiagem Básica (a partir de 16 anos); Prestação de Contas–TCM; A Cultura do Maracujá – Cultivo e Tecnologias.

    Parceiros

    Com apoio de 25 parceiros, o programa ofereceu também 11 cursos de qualificação em diferentes áreas. “Estamos interiorizando a Assembleia Legislativa, mas são os parceiros e colaboradores que fazem deste evento uma realidade, e sem o incentivo e suporte da equipe do deputado Wagner Neto (Pros) na organização não teríamos um evento de tamanha magnitude”, afirmou o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), ao abrir oficialmente o evento.

    A cerimônia oficial foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro Pereira, primeiro-sargento da Polícia Militar. Na mesa de autoridades, além de Lissauer e Wagner Neto, os deputados Karlos Cabral (PDT) e Charles Bento (PRTB); diretor de Informação e Divulgação da presidência da Alego, Jean Carlo; defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo; diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Simeyzon Silveira; presidente da Câmara Municipal de Itapuranga, Waldomiro Albino Mota; prefeito de Itaberaí, Carlos Roberto da Silva; vice-prefeitos de Faina, Fernando Curado, e de Guaraíta, Nemias Silveira; vice-presidente da GoiásPrev, Heitor Camargo; presidente da OAB-Itapuranga, Marcos Cardoso; ex-prefeitos de Itapuranga Tito Coelho e Júnior Camargo, ex-secretária de Assistência Social de Itapuranga Diva Camargo; ex-deputados Tiãozinho Costa e Isaura Lemos; comandante do CEPMG, major Agmar Pereira; comandante da 2ª CIPM, tenente Edmar José; comandante da Polícia Rodoviária Estadual, tenente Elias; chefe de gabinete da Seagro, Adélio Alves; representante do Lions Club de Itapuranga, Edimar Ferreira; representante do Senar/Faeg, Odilon Neto; presidente da Câmara Municipal de Goiás, Adelson Gouveia; vereadora por Itapuranga Kelcy Jany; vereadores por Goiás Reginaldo Adorno (Jacaré), Sidney do Master e Tiziu Dantas; e os diretores da Alego Wesley Borges (Geral), André Luiz Furquim (Comunicação), Teófilo Luiz (Escola do Legislativo), André Ariza (Planejamento Estratégico), e Marcos Antônio Nogueira (Saúde).

    Após a cerimônia de abertura oficial, Lissauer Vieria comandou o plantio de mudas do Cerrado no pátio da escola, ao lado dos deputados Wagner Neto e Charles Bento e do presidente da Câmara de Itapuranga, vereador Waldomiro Albino Mota (PP).

    No decorrer do dia, além dos atendimentos, cursos e oficinas, a população foi agraciada com apresentações artísticas e culturais de artistas locais no palco principal da Alego Ativa. A criançada teve um espaço reservado para se divertir e se deliciar com pipoca e algodão doce.

    Atendimentos

    Quem visitava os estandes de atendimento, além de colocar em dia a documentação pessoal e a saúde, pôde saborear pães e doces produzidos pelos inscritos no curso de panificação do Senai. Diante de tantas oportunidades e ações em benefício da população, os participantes demonstraram satisfação e gratidão pela iniciativa. 

    “Menina, esse negócio aqui está resolvendo minha vida, vou fazer um check-up geral. Consegui consulta com oftalmologista, cardiologista e clínico-geral”, comemorou a feirante Divina Nunes, em elogios à organização do evento e mostrando gratidão pelos serviços. “Hoje economizei uns mil reais, porque só uma consulta com meu cardiologista em Goiânia é 600 reais. Aqui não paguei nada e pude mostrar os exames de igual forma”, completou.

    A dona de casa Eliane Gonçalves aproveitou para fazer a segunda via do RG e a segunda via da certidão de nascimento da filha. “Para aproveitar o tempo, enquanto eu faço os documentos, minha filha está fazendo o curso de excelência no atendimento. Se todo político pensasse em ajudar o povo assim, o mundo seria melhor e as pessoas mais felizes, porque precisamos e merecemos atenção contínua, como estamos tendo aqui hoje.”

    A satisfação popular percebida durante a 8ª edição do Alego Ativa é o combustível para as equipes envolvidas e para os parceiros do programa. “Esta edição foi especial e diferenciada. A população recebeu a ação de forma positiva e está satisfeita com os resultados”, avaliou o diretor Simeyzon Silveira.

    O anfitrião da cidade, deputado Wagner Neto, esteve presente no evento durante todo o dia e percebeu o sucesso do programa enquanto entregava certificados aos inscritos e acompanhava atendimentos nos demais estantes. “O gesto de esperança e confiança das pessoas em relação ao programa é perceptível no sorriso de cada um que teve seu problema resolvido”, afirmou.

    A sensação de descoberta e inovação ficou por conta da turma inscrita no curso de introdução à robótica. “Sou muito curiosa, sempre fui. E este curso aflorou minha imaginação e aguçou minha curiosidade”, afirmou a estudante Isabela Caroline, que produziu seu primeiro aviãozinho eletrônico ao lado dos amigos Maria Clara e José Victor, que também fizeram o curso. “A gente olha as coisas achando que é impossível fazer, mas, é mais simples do que parece. Hoje tivermos uma experiência inédita, e a partir disso, desenvolver novas habilidades. Tudo é possível na robótica”, relataram os jovens enquanto exibiam seus aviões movidos à pilha alcalina.

    Segundo o deputado, o resultado positivo é fruto do engajamento e dedicação dos parceiros e servidores da Alego que se mobilizaram para fazer desta edição um marco na vida dos itapuranguenses. “O povo de Itapuranga não presenciava uma ação cidadã como essa há mais de 20 anos. Atender a demanda da sociedade, especialmente na área da saúde e na emissão de documentos, me motivaram a trazer o Alego Ativa para Itapuranga”, disse Wagner Neto.

    O parlamentar afirmou que o evento superou expectativas de todos. “Foi um sucesso total, superou minhas expectativas, e com certeza, da população também. É muito bom promover ações de resultado imediato como esta, porque as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas como cidadãos”, concluiu.