• Astrazeneca retoma testes para vacina contra coronavírus

    Publicado em 13.09.2020 às 13:10

    A farmacêutica Astrazeneca anunciou no sábado (12) que voltou a fazer testes clínicos para sua vacina contra o novo coronavírus em território britânico. A retomada foi autorizada por autoridades sanitárias do Reino Unido.

    A companhia britânica tem desenvolvido uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford. Em 6 de setembro, a empresa suspendeu os testes após uma voluntária apresentar reações adversas.

    Segundo a Astrazeneca, a interrupção ocorreu para um comitê independente e agências reguladoras britânicas revisarem dados de segurança. Em seu comunicado, a companhia afirmou que as investigações foram concluídas pelo comitê, que por sua vez informou às autoridades sanitárias do Reino Unido que os ensaios poderiam ser retomados com segurança.

    A farmacêutica não revelou mais detalhes a respeito do ocorrido. Mas disse que irá continuar a trabalhar com autoridades sanitárias pelo mundo inteiro para retomar os testes clínicos.

    A Astrazeneca no Japão tem cogitado a retomada dos testes em território japonês e disse que irá consultar organizações ligadas ao tema para ver quando e como fazê-lo.(NHK, emissora pública do Japão)