• Estudantes aprovados para 2020/2 poderão cursar disciplinas isoladas

    Publicado em 14.09.2020 às 13:24

    Reunido digitalmente nesta sexta-feira (11/9), o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da UFG aprovou o franqueamento de condições para ingresso, permanência e conclusão em disciplinas e/ou módulos isolados dos cursos de graduação presenciais enquanto durar a pandemia de Covid-19. A partir dessa nova regulamentação, fica autorizada, durante o semestre de 2020/1, a oferta de vagas exclusivas em disciplinas e/ou módulos isolados, para os futuros estudantes da UFG, já cadastrados no Sigaa, com ingresso previsto para 2020/2. Dessa forma, estudantes aprovados no Sisu em cursos com entrada no segundo semestre de 2020 e que, devido à pandemia e às alterações nos Calendários Acadêmicos da UFG só iniciariam os estudos em 2021, poderão cursar disciplinas ainda no semestre de 2020/1, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

    A alteração da Resolução Cepec nº 1540/R/2017 é uma proposta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o pró-reitor de Graduação adjunto da UFG, Israel Elias Trindade, explica que essa possibilidade era um anseio de muitos estudantes que vêm solicitando à Prograd a oportunidade de iniciar o curso, de forma a diminuir o intervalo gerado pelos impactos da pandemia. De acordo com Israel, a adesão das Unidades Acadêmicas a essa oferta, bem como a participação dos futuros estudantes, serão voluntárias, e as disciplinas cursadas e aprovadas pelo futuro estudante poderão ser aproveitadas posteriormente para adiantamento do curso. Os critérios de seleção serão estabelecidos em edital complementar para disciplinas isoladas, previsto para ser publicado pelo Centro de Gestão Acadêmica (CGA) já na semana que vem.

    cepec-disciplinasisoladas
    Estudante de Relações Internacionais Valéria Oliveira em aula do semestre 2020/1, 
    no modo de Ensino Remoto Emergencial

    Segundo o pró-reitor de Graduação adjunto, as etapas do edital de convocação serão desenvolvidas ao longo do mês de setembro. A previsão é de que os interessados façam matrícula em outubro e iniciem as aulas no dia 13/10. “A partir das demandas, percebemos que essa pode ser uma maneira de trazer o futuro estudante para perto da Instituição, evitar a desistência da vaga e antecipar disciplinas a serem cursadas”, analisou Israel.

    O franqueamento ocorre de forma excepcional, enquanto durar a pandemia de Covid-19 e até nova deliberação. A nova resolução, na íntegra, será publicada no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOC): soc.ufg.br.

    Fonte: Reitoria Digital/UFG