Presidente da Comissão de Saúde, Gustavo Sebba vistoria estruturas do Credeq e Cremic nesta segunda-feira
O presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, deputado Gustavo Sebba (PSDB), realizou na tarde desta segunda-feira, 2, duas visitas técnicas em unidades de saúde de Goiânia e Aparecida. A primeira parada foi no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) onde, acompanhado de outros técnicos, o parlamentar pôde conhecer as instalações e funcionamento do Centro.
Ali são realizados, ao todo, aproximadamente 4 mil atendimentos presenciais mensalmente. A estrutura física é tida como uma das principais referências do País. São 108 leitos disponíveis para atendimento emergencial e acompanhamento integral dos internos.
“A Comissão de Saúde foi procurada para que pudéssemos averiguar como está o funcionamento, a produção e a demanda desta unidade”, explicou Sebba. Isso porque, segundo ele, há um temor de que futuramente o centro seja transformado em uma unidade de medidas socioeducativas para menores.
“Nos colocaremos de maneira a mediar todos os tipos de diálogos juntamente ao Conselho Estadual de Saúde e ao Governo de Goiás. Esse é o papel da Comissão. Pudemos atestar durante nossa visita o bom funcionamento e o trabalho brilhante realizado pelos profissionais que aqui atuam. Temos que, na verdade, buscar ampliar e melhorar ainda mais a prestação deste serviço”, tranquilizou o parlamentar.
Vigilância Sanitária
Também há um impasse com relação às permissões concedidas pela vigilância sanitária. Segundo o diretor técnico do Credeq, Gustavo Modesto, o hospital está submetido às regras tradicionais vistoriadas pela vigilância. “Mas temos aqui um atendimento de tempo prolongado, com pacientes que buscam uma reinserção social e, por conta disso, precisamos de liberação para alguns tipos de atividades”. Dentre elas, o diretor destacou a reativação do canil, o plantio em horta e outros trabalhos laborais realizados pelos internos.
Com todas as queixas devidamente registradas, o presidente da Comissão de Saúde assegurou que irá buscar, juntamente com Conselho Estadual de Saúde, intervir. “Vamos propor uma conversa com a vigilância sanitária. Existem medidas que apesar deles entenderem que não são interessantes, a unidade entende que, na verdade, podem auxiliar no tratamento. Talvez uma audiência pública possa ajudar no sentido de mostrar a eles o funcionamento da unidade. Algumas liberações poderão ajudar na qualidade do atendimento prestado aos pacientes”, assegurou.
Vale destacar que o Credeq é uma unidade especializada em dependência química e trata pacientes com transtornos graves e em situação de vulnerabilidade social, abandono familiar ou situação de rua. O serviço funciona através do encaminhamento das unidades municipais, da Secretaria de Estadual de Saúde ou por agendamento via telefone. As internações variam de duas semanas até três meses. A permanência, por sua vez, depende da vontade do paciente e também da necessidade observada pela equipe médica.
Cremic
Posteriormente, o deputado seguiu em direção ao Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic). “A unidade existe há vários anos e o nosso objetivo foi justamente conhecer um pouco mais do trabalho realizado no Centro”, explicou o parlamentar.
Após vistoriar as dependências do local, Sebba disse, em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, que a Comissão deverá auxiliar e buscar formas de ampliar o serviço prestado pelo Cremic. “A unidade aparentemente é bem servida de profissionais, mas a estrutura é muito antiga. O que deixa a desejar é isso. O local precisa ser ampliado e reformado”, considerou.
Sobre as reformas, o superintendente de atenção integral à saúde, Sandro Rodrigues, garantiu que o deputado está disposto a ajudar. “O Executivo e Legislativo podem trabalhar juntos no sentido de aproveitar as próprias emendas e angariar mais recursos para executarmos as mudanças que planejamos. O deputado é um parceiro de vários projetos e já se colocou a disposição para nos ajudar”, pontuou.
O Cremic realiza consultas com médicos voltados à área de acupuntura, fitoterapia e homeopatia, além de realizar várias outras terapias complementares e posteriores ao início destes tratamentos.
Além do presidente da Comissão, estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes; a vice-presidente, Rosa Irlene Serafim; além de representantes da deputada Adriana Accorsi (PT) e dos deputados Coronel Adailton (Progressista) e Wagner Neto (Patriota).