Grupo Reflexivo para Autores de Violência Contra a Mulher retoma sessões presenciais
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) iniciou nesta terça-feira, 15/9, o Grupo Reflexivo para Autores de Violência Contra a Mulher.
As sessões foram retomadas de forma presencial e serão divididas em duas turmas de sete pessoas, seguindo o preconizado pelo Decreto Municipal nº 1645, de 11 de setembro de 2020, que estabelece reuniões com no máximo 10 pessoas. Ao todo, serão realizados 10 encontros no auditório do órgão, seguindo todo o protocolo estabelecido pela saúde para evitar o contágio da covid-19, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de um metro e meio entre os integrantes e a higienização das mãos com álcool 70%.
O projeto que teve início em 2019 já está em sua terceira edição e vem demonstrando resultados satisfatórios.
As reuniões coletivas são ministradas com ajuda psicossocial em um processo de ressocialização promovida pelo Centro de Referência da Mulher Cora Coralina, a fim romperem o ciclo de violência.
Os autores são encaminhados de forma compulsória pelos juízes dos respectivos processos julgados com base na Lei Maria da Penha e participam de palestras e reflexões sobre temas como a origem da violência, a relação entre homens e mulheres, a relação entre pais e filhos, masculinidades, álcool e drogas e a legislação. Eles são obrigados a participar das reuniões, como uma das medidas que condicionam suas liberdades.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Cidadã, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Prefeitura de Goiânia e a Faculdade Universo.