“Ação importante e que vai ao encontro dos anseios da nossa população”, diz Lissauer durante anúncio de ampliação do programa CNH Social

Publicado em 18.09.2020 às 17:31

Reforçando seu respaldo às ações sociais desenvolvidas pelo governo do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou na manhã desta sexta-feira, 18, ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), do vice, Lincoln Tejota, do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), Marcos Roberto Silva e demais autoridades, do lançamento da Semana Nacional de Trânsito, na sede do órgão, em Goiânia. Na oportunidade, também foi anunciada a abertura de 4.014 novas inscrições do programa CNH Social. A ampliação da oferta de vagas foi aprovada no mês passado pelo Poder Legislativo através de projeto de lei e contempla as modalidades Estudantil, Rural e Urbana. 

Reconhecendo a importância da iniciativa para a geração de novas oportunidades de trabalho e de inclusão social, o presidente da Alego ressaltou que a abertura de novas vagas demonstra o compromisso do governo estadual com as necessidades da população goiana, sobretudo, de quem mais precisa. “O governador Ronaldo Caiado e toda a sua equipe tem se sensibilizado nesse momento e dado oportunidade para aquelas pessoas que precisam tirar a CNH, contribuindo, assim, para a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Sem dúvidas, mais uma ação importante e que vai ao encontro dos anseios da nossa população”, destacou.  

O chefe do Poder Legislativo reforçou ainda em seu discurso a conduta adotada pela administração estadual com relação aos programas sociais. Segundo ele, não existe “rivalidades” entre o Poder Executivo e as secretarias do estado, pelo contrário, o que se vê é a união de forças com o objetivo de atender as demandas da sociedade. “Nós temos que parabenizar o Governo de Goiás, o Detran e toda as secretarias pela parceria nesse programa. Vejo que neste governo não existe rivalidade entre as secretarias, pelo contrário, o que vemos constantemente é a união de forças entre todos para beneficiar a nossa população”, pontuou o presidente da Alego.  

Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado mencionou que seu propósito de devolver Goiás aos goianos é cada vez mais uma realidade e que tem no Detran-GO um dos maiores exemplos. Ele também lembrou que a iniciativa vai ao encontro dos propósitos da Secretaria da Retomada, ao promover a inserção no mercado de trabalho. “É a oportunidade de a pessoa ter uma ferramenta para enfrentar o desemprego que estamos vivendo neste momento”, frisou.  

Já o presidente do Detran, Marcos Roberto, ressaltou as ações de modernização implementadas pelo órgão. Entre elas, a implementação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Eletrônico, que permite aos motoristas, após duas horas do pagamento, ter acesso ao documento, costumeiramente chamado de “verdinho”. “Fomos pioneiros no país. Lembro até hoje de quando falei ao governador e ele autorizou que implementássemos de forma imediata, o que trouxe uma economia de quase R$ 6 milhões para o Detran. Dinheiro que é revertido para outras áreas do Estado”, explicou.  

Programa CNH Social 

O programa CNH Social oferece aos contemplados a isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático. Eles também ficarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, são oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes. 

Inscrições 

As inscrições podem ser realizadas no site do Detran até o dia 17 de outubro para as modalidadesestudantil, rural e urbana. Para a primeira, os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estar com cadastro ativo no CadÚnico e ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. Já para a modalidade urbana ou rural é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, estar inscrito e ativo no CadÚnico, saber ler e escrever e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito. 

Participaram da solenidade o deputado estadual Charles Bento; a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Goiás, Lúcia Vânia; secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo; secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; assessor especial da Governadoria, Lyvio Luciano; chefe de gabinete particular da Governadoria Alex Gondim e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. 

Também estiveram presentes o superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Osvani Gondim; os diretores do Detran coronel João Batista (Atendimento e Inovação), Osmar Pereira (Operações), Isac Silva (Técnico) e Wiles Silva (Gestão Integrada); o presidente do Sindicato dos Profissionais dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Goiás (Sinpocefc), Derli Fernandes e dois dos candidatos contemplados na primeira edição da CNH Social, Wellington Borges e Alexandre Marques.