Presidente Bolsonaro: Brasil é referência internacional no campo humanitário

Publicado em 22.09.2020 às 14:21

O Presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil tem sido referência internacional no campo humanitário e dos direitos humanos com o apoio prestado aos refugiados venezuelanos na Operação Acolhida. A declaração faz parte do discurso de abertura exibido virtualmente na 75ª Assembleia da ONU, na manhã desta terça-feira (22).

A Operação Acolhida foi criada pelo Governo Federal para receber os venezuelanos que chegam ao Brasil pela fronteira do estado de Roraima. “A Operação Acolhida, encabeçada pelo Ministério da Defesa, recebeu quase 400 mil venezuelanos deslocados devido à grave crise político-econômica gerada pela ditadura bolivariana. Com a participação de mais de quatro mil militares, a Força Tarefa Logística-Humanitária busca acolher, abrigar e interiorizar as famílias que chegam à fronteira”, afirmou Bolsonaro.

A operação conta com três fases. Na primeira, ocorre a recepção dos refugiados que recebem vacinas e documentação. A seguinte é o acolhimento com a oferta de abrigos, alimentação e atendimento de saúde. A terceira fase é a da interiorização, quando os venezuelanos que estão de acordo seguem para outros estados com apoio para inclusão socioeconômica. Em agosto deste ano, 1.300 migrantes e refugiados foram interiorizados, somando, ao todo, 41.146.

Compromisso com as liberdades fundamentais

No vídeo exibido na Assembleia Geral da ONU, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou que “a liberdade é o bem maior da humanidade”. E como membro fundador da ONU, o Brasil está comprometido com a paz e segurança internacional, a cooperação entre as nações, o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais de todos.

“Neste momento em que a organização completa 75 anos, temos a oportunidade de renovar nosso compromisso e fidelidade a esses ideais. A paz não pode estar dissociada da segurança. A cooperação entre os povos não pode estar dissociada da liberdade”, disse.

O Presidente lembrou que o Brasil tem os princípios da paz, cooperação e prevalência dos direitos humanos inscritos na Constituição, e, tradicionalmente, contribui, para a consecução desses objetivos. Também disse que o País repudia o terrorismo e fez um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa.

Brasil em missões de paz

Aos integrantes da ONU, o Presidente destacou que o compromisso do Brasil com a manutenção da paz é atestado com a participação do país em mais de 50 operações pelo mundo. Contando, inclusive, com duas militares premiadas pela organização na Missão da República Centro-Africana pelo trabalho contra a violência sexual.

“O Brasil já participou de mais de 50 operações de paz e missões similares, tendo contribuído com mais de 55 mil militares, policiais e civis, com participação marcante em Suez, Angola, Timor Leste, Haiti, Líbano e Congo”, relatou o Presidente Bolsonaro.