Câmara de Goiânia cria Comenda Literária Antônio Almeida

Publicado em 25.09.2020 às 14:31

A Câmara Municipal de Goiânia promulgou quarta-feira (23/09), o Projeto de Decreto Legislativo nº 034/2020, de autoria do vereador Anselmo Pereira, que institui a Comenda Literária Antônio Almeida, a ser concedida anualmente a três escritores escolhidos pelas Academias Goiana, Goianiense e Feminina de Letras. A honraria será entregue sempre em 21 de agosto, dia da morte do vice-presidente da Fieg e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de Goiás (Sigego).

“Trata-se de uma justa e merecida honraria ao nosso vice-presidente, que nos deixou precocemente no mês passado. Sua participação ativa na vida literária e cultural de Goiânia e de Goiás, um dos pioneiros da ‘indústria do livro’, tendo inclusive disputado cadeira na AGL, por si só justifica o reconhecimento do Parlamento Municipal, o que, aliás, havíamos sugerido também ao Prefeito de Goiânia, Iris Rezende”, afirma o presidente da Fieg, Sandro Mabel.

“Portanto, essa homenagem – acrescenta – é também honrosa para todos nós do Sistema Fieg, onde Antônio Almeida compartilhou militância igualmente ativa, como nosso vice-presidente e presidente do Sigego, uma das cinco entidades criadoras da Federação e que ele presidiu por mais de duas décadas.”

Na justificativa da criação da comenda literária, o vereador Anselmo Pereira, secretário da Mesa Diretora da Câmara, observa que o Antônio Almeida, natural de Rio Verde, estabeleceu-se em Goiânia, onde destacou-se como empresário do segmento editorial, “notabilizando-se por ousadia, dinamismo, criatividade, responsabilidade social e intransigente apoio à cultura genuinamente goiana. Isso lhe valeu o título de que tanto se orgulhava de Mecenas da Cultura Goiana, graças ao trabalho que sua empresa Kelps emprestou aos intelectuais goianos, sendo reconhecida como a Casa Administrada por um Tecelão da Poesia”.

“Faltava isso na Câmara, uma homenagem a quem tinha uma visão futurista das artes e da cultura”, enfatiza Anselmo Pereira. “A grandeza de Antônio Almeida não se justificaria apenas por sua habilidade e desenvoltura como empresário do segmento editorial e sua identidade absoluta com nossa cultura. Sua liderança como empreendedor contagiou seus familiares, aglomerando-os em torno da empresa que fundou e conduziu até seus últimos dias. Como presidente da Editora Kelps, chegou à presidência do Sigego, à Abigraf-GO (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas) e ao Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores-Fieg).”

Anselmo Pereira destaca ainda entre os feitos de Antônio Almeida a criação do selo editorial Editora Kelps; realização do projeto Edições Consorciadas da UBE-GO; criação e lançamento do projeto Literatura do Futuro; organização do 1º Festival do Livro de Goiás, em 1996; lançamento do Concurso Kelps de Poesia Falada, no ano seguinte, o que o levou a ser convidado a participar da Academia Carioca de Letras. Em reconhecimento às suas atividades culturais, o empresário recebeu condecorações como a Comenda do Mérito Anhanguera, Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, Ordem do Mérito Mauro Borges Teixeira e homenagem da Associação Goiana de Imprensa (AGI).

Ainda na justificativa, o vereador lembra que, como líder sindicalista das empresas gráficas, Antônio Almeida realizou o 12º Congresso Internacional da Indústria Gráfica, em Caldas Novas-GO, implantou a sede campestre do Sigego em Aruanã, ajudou a modernizar o parque gráfico do Senai Goiás para formação de novos profissionais, criou o Prêmio Aquino Porto de Excelência Gráfica e a Semana das Artes Gráficas de Goiás. Também por iniciativa dele, o segmento gráfico conseguiu isenção de impostos estaduais para aquisição de máquinas gráficas, foram firmados convênios com Sebrae e governo do Estado para viabilizar cursos de inovação empresarial e participação de empresários em bienais, além de convênios na CDL de proteção de crédito e assistência jurídica.