Empresário goiano mantém confiança em alta, aponta Fieg

Publicado em 28.09.2020 às 21:25

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) divulgou, na tarde desta segunda-feira (28/09), dados atualizados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de setembro. Com incremento de 2,1 pontos na comparação com agosto, o ICEI chega aos 62,6 pontos, mesmo patamar alcançado em setembro/2019, antes da pandemia.

De acordo com relatório da área técnica da Fieg, a confiança do empresário industrial goiano vem apresentando trajetória ascendente desde abril/2020, quando caiu a 38 pontos. “Essa retomada do otimismo tem sido observada também em nível nacional. Diante dos resultados, espera-se uma retomada no dinamismo da economia, uma vez que empresários confiantes tendem a investir, aumentando a produção e fomentando o mercado de trabalho”, afirma o documento.

Em setembro/2020, as empresas de pequeno porte foram as mais confiantes (67,7 pontos), seguidas das de médio porte (61,3 pontos) e das de grande porte (60,7 pontos). Também houve melhora nos indicadores de condições e expectativas. O primeiro fechou setembro com 53,2 pontos – o melhor resultado desde fevereiro deste ano – e o segundo alcançou 67,3 pontos, sinalizando que os empresários goianos acreditam num ambiente econômico favorável num futuro próximo.

Conforme a metodologia da pesquisa, o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que resultados acima de 50 revelam confiança do empresário industrial. Confira, aqui, íntegra do relatório da área técnica da Federação.