Brasília, Vitória, Campinas e Curitiba têm os aeroportos mais bem avaliados do país
Brasília, Vitória, Campinas e Curitiba tem os melhores aeroportos do país, segundo avaliação dos próprios passageiros.
Em 2019, o aeroporto mais bem avaliado na categoria de até 5 milhões de usuários ao ano foi o de Vitória, no Espírito Santo. Já na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, ficaram empatados dois aeroportos: o de Curitiba e o de Viracopos, em Campinas. Já o terminal mais bem avaliado no país na categoria de mais de 15 milhões de passageiros ao ano foi o de Brasília.
De 2013 para 2019 a média das notas dos aeroportos subiu de 3,8 para 4,4, de um total de 5. A nota média geral ficou quase 2% acima de 2018.
A revisora de textos Gabriela Artemis tem uma conta nas redes sociais sobre viagens. Ela já visitou 15 estados brasileiros e 36 países, e também percebeu a melhora nos últimos anos.
“Percebi uma melhora significativa na infraestrutura da maioria dos aeroportos pelos quais passei. Acho que depois da Copa do Mundo, quando realmente houve reestruturação e vários aeroportos se adequaram às regras internacionais, foi sensível essa mudança para melhor”.
Mas a passageira ainda reclama dos altos preços da alimentação nos aeroportos e da falta de cuidado com as bagagens que, às vezes, acabam danificadas nos trajetos.
Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o programa de concessões de aeroportos é um dos responsáveis pela melhoria no serviço percebido pelos passageiros.
“A concessão representou uma grande corrida em direção à excelência. Por um lado trouxe investimento e experiência, e essa experiência foi capturada também pela Infraero, e todo mundo ganhou, o sistema todo cresceu”.
Para este ano, estão previstas mais 22 concessões no setor.
A pesquisa de satisfação dos usuários do sistema aéreo foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Infraestrutura, e ouviu mais de 94 mil usuários, no ano passado, em 20 aeroportos nacionais.
Rádio Agência Nacional