Elias Vaz firma compromisso de instituir Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo
O deputado federal Elias Vaz, candidato a prefeito pela Coligação Goiânia Merece Mais (PSB/PDT/Rede Sustentabilidade), se comprometeu a instituir a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo. Ele se reuniu com o presidente da OCB/GO (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás), Luís Alberto Pereira, de quem recebeu a cartilha elaborada pela instituição com a solicitação de medidas para o setor.
“As cooperativas são um modelo econômico de extrema importância, que resolve não só a questão da geração de renda, mas também da distribuição de renda em um país marcado por enorme desigualdade como o nosso. Do ponto de vista socioeconômico, o melhor caminho é o cooperativismo. Como deputado federal, já sou um soldado dessa causa e, como prefeito de Goiânia, serei parceiro do cooperativismo”, afirmou o candidato. Elias Vaz reforçou que é um defensor desse modelo e lembrou que já foi presidente de cooperativa.
“O deputado é um profundo conhecedor do cooperativismo e se colocou à nossa disposição para implementar uma série de medidas previstas nesse documento que entregamos para ele hoje. São 14 diretrizes para uma política municipal de apoio ao cooperativismo”, disse o presidente Luís Alberto Pereira.
Levantamento da OCB/GO referente a julho deste ano aponta que o Estado tem mais de 235 mil cooperados em 227 cooperativas, que geram hoje mais de 12 mil empregos e R$ 10,2 bilhões em receitas anualmente. O setor recolheu R$ 311,4 milhões de impostos e tributos aos cofres públicos em 2019. Segundo o relatório, mais de 1 milhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo em Goiás, entre cooperados, empregados e núcleos familiares.