Sessões ordinárias híbridas da Alego serão realizadas às terças e quartas-feiras durante o período eleitoral, confirma Lissauer Vieira

Publicado em 7.10.2020 às 07:49

As sessões ordinárias híbridas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) regimentalmente realizadas de terça a quinta-feira, acontecerão durante o período das eleições municipais 2020 duas vezes por semana, às terças e quartas. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB). No entanto, de acordo com o parlamentar, a medida não deve afetar a alta produtividade e o quórum positivo que vêm sendo registrados desde a implantação do sistema de deliberação remoto. Segundo ele, a expectativa é de que os trabalhos legislativos continuem apresentando “resultados satisfatórios”. 

“Logo no início da pandemia nós tivemos que nos reinventar e implantamos o sistema de votação remota, que foi muito bem aceito por todos os deputados. Recentemente, passamos a realizar as sessões de forma híbrida que também vem dando muito certo. Agora, no período eleitoral, nós decidimos realizar as sessões somente às terças e quartas-feiras, uma vez que temos parlamentares que são candidatos nesse pleito. No entanto, tenho certeza que isso não prejudicará, de forma alguma, a alta produtividade e os resultados satisfatórios que vêm sendo apresentados ao longo desses meses, uma vez que os parlamentares poderão deliberar as matérias de onde estiverem”, afirmou o presidente Lissauer. 

Alta produtividade

Adotado pelo Poder Legislativo em março deste ano, o sistema de deliberação remoto foi viabilizado através de parceria com o Senado Federal e disponibilizado para o Parlamento goiano sem nenhum custo aos cofres públicos. Desde a sua implantação, a Casa vem registrando altos índices de produtividade nos trabalhos parlamentares. 

Até o momento, aproximadamente 1562 proposições foram apreciadas de forma virtual e a tendência é de que, mesmo durante o período eleitoral, a Casa continue registrando alta em suas atividades, além do quórum positivo, que também vem sendo observado em todas as sessões desde então.

Eleições 2020

O período para as campanhas dos candidatos a prefeitos e vereadores de todo o País começou oficialmente no último dia, 27, um dia após o fim do prazo para o registro de candidaturas. Já o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV está marcado para o próximo dia 9 de outubro.

No início do mês de julho desse ano a Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adiou as eleições municipais de outubro para novembro, em razão da pandemia da covid-19. Aprovado também pelo Senado, o texto determina a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e do segundo turno no dia 29 de novembro — as datas oficiais eram 4 e 25 de outubro.