• EUA devem ter 30 milhões de doses de vacina contra o coronavírus até o fim deste ano

    Publicado em 7.10.2020 às 11:53

    O chefe do programa de desenvolvimento de vacinas do governo americano deu a entender que terá doses suficientes para 30 milhões de pessoas até o final deste ano, caso os testes confirmem a segurança e a eficácia das injeções.

    Moncef Slaoui, conselheiro-chefe para o programa Operação Velocidade Máxima, falou em um simpósio na terça-feira.

    Ele informou que dados sobre a eficácia das vacinas estão chegando aos estágios finais dos experimentos clínicos conduzidos pelas firmas farmacêuticas americanas Moderna e Pfizer, e a expectativa é de que estejam disponíveis dentro das próximas semanas.

    Ele acrescentou que se a segurança e eficácia das vacinas forem confirmadas, deve haver doses suficientes para imunizar 30 milhões de pessoas entre novembro e dezembro.

    Slaoui deu a entender que as primeiras leituras de dados do estudo americano sobre a vacina que está sendo desenvolvida pela companhia britânica AstraZeneca não estarão disponíveis até o ano que vem, devido à suspensão temporária dos experimentos clínicos.

    Ele também ressaltou que a vacina da empresa americana Johnson & Johnson’s deve provavelmente ser disponibilizada no começo do ano que vem.

    A agência americana responsável pela aprovação de medicamentos e alimentos, FDA, afirmou que vai autorizar o uso emergencial de vacinas contra o coronavírus que atendam determinadas exigências.(NHK, emissora pública do Japão)