• Trump e Biden realizam eventos separados no lugar de debate

    Publicado em 16.10.2020 às 11:51

    Os candidatos à presidência dos Estados Unidos participaram de eventos realizados separadamente em sedes de prefeituras e transmitidos simultaneamente pela televisão, obrigando eleitores a escolher quem eles iriam ouvir, a menos de três semanas da eleição presidencial.

    O presidente Donald Trump ouviu várias perguntas sobre como lidou com a pandemia. Trump evitou responder quando tinha sido testado com resultado negativo pela última vez antes do diagnóstico positivo que teve no começo deste mês, dizendo que “possivelmente” tivesse sido testado no dia do primeiro debate presidencial. Ele anunciou que estava contaminado com o vírus apenas dois dias depois do debate.

    Trump defendeu a maneira como seu governo está lidando com a pandemia. Os Estados Unidos têm o maior número de casos de infecções do mundo, com quase 8 milhões registrados. Ao ouvir isso Trump disse “fizemos um trabalho exemplar e estamos passando do pior. Além disso, as vacinas e os tratamentos estão chegando.”

    Segundo Trump, 2,2 milhões de pessoas ou até mais poderiam ter morrido, mas 210 mil morreram.

    O rival de Trump, Joe Biden, do partido Democrata, recebeu perguntas mais focadas em sua plataforma política, mas o ex-vice-presidente também falou sobre a pandemia, criticando Trump por não cumprir sua responsabilidade como presidente.

    Biden disse que Trump não falou sobre o que precisava ser feito porque estava sempre preocupado com a bolsa de valores.

    Os dois candidatos ainda deverão se encontrar uma vez para um último debate no dia 22 de outubro.(NHK, emissora pública do Japão)