Cavalhódromo de Pirenópolis será restaurado para os 200 anos das Cavalhadas
Ponto alto da Festa do Divino Espírito Santo e uma das mais belas demonstrações da fé cristã, as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis completam 200 anos em 2020. E a intenção do Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), é restaurar para esta edição especial o Cavalhódromo – Arena Multiuso Ulisses Jayme. Uma licitação foi lançada pela Codego e a previsão de investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões com a obra.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Rego, para esse ano são esperadas entre 15 mil e 20 mil pessoas para as Cavalhadas, ponto alto da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, que detém o título de Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“A Festa do Divino é o evento mais importante do nosso município. E para nós as Cavalhadas já começaram. Temos algumas missas, rezas, todo um processo de treinamento dos cavalheiros acontecendo. Essa preparação começa com antecedência. Existem vários grupos da cidade que vivenciam essa experiência o ano todo, além de movimentar a nossa economia e o turismo. Devemos receber turistas até de fora do País este ano”, destacou Carlos Rego.
Estrutura
A Arena Multiuso Ulisses Jayme tem área construída de 6,9 mil metros quadrados, cinco pavimentos, com arquibancadas, vestiários, bares, sanitários públicos, tribuna para autoridades, cabines de rádio e televisão, camarotes, salas de exposição e recepção, enfermaria e posto policial.