Quase 200 municípios já aderiram ao projeto Virada Ambiental, iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e parceiros
Por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Lucas Calil (PSD), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a segunda edição do projeto Virada Ambiental foi lançada em agosto. Mas, o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado, objetivo principal da iniciativa, será feito entre os dias 22 e 28 de novembro.
Já são 183 municípios goianos que aderiram ao projeto. Além deles, outras cidades do País também vão participar, sendo elas: Independência, no Ceará; Frutal, Alpinópolis, Coqueira, Rio do Prado, em Minas Gerais; e Itagibá, na Bahia. Essa extensão do projeto para o âmbito nacional aconteceu por meio das divulgações feitas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) – um dos apoiadores do projeto.
Também são parceiros do projeto: Federação Goiana dos Municípios (FGM), Secretaria de Associação Goiana de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Confederação Nacional de Municípios, União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uveno), Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). Além do Politizar – projeto de extensão da UFG que simula o universo político da Alego.
Novidades
Ano passado a meta era o plantio de mil mudas por município, porém, agora, em 2020, por conta da pandemia da covid-19, cada pessoa poderá plantar a quantidade de mudas que quiser. Uma muda plantada já faz a diferença e será reconhecida pelo projeto. Também está previsto para o dia 22 de novembro um passeio ciclístico no município de Hidrolândia para mobilização da sociedade quanto ao plantio das mudas nativas.
ProjetoÉ um evento anual, instituído pela Lei 20.552, de autoria do deputado Lucas Calil, em que se comemora, no dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio, nas condições do Cerrado.
Durante a comemoração dessa data, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas, em localidades diversas, com programações distintas e, preferencialmente, ao mesmo tempo. É um convite para que o cidadão possa exercer uma prática sustentável, e realizar sua contribuição efetiva para melhoria do meio ambiente.
O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.
Na primeira edição da Virada Ambiental, em 2019, foram plantadas milhares de mudas por todo o estado de Goiás. Mais da metade dos municípios aderiram à ação, cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, mil mudas. Em Goiânia, a atividade ambiental foi realizada na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), no Câmpus Samambaia, com o envolvimento de estudantes de escolas da rede pública de ensino.
A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.