• CNI avalia que a manutenção da Selic em 2% é necessária para a recuperação sustentada da economia

    Publicado em 29.10.2020 às 11:34

    Confederação Nacional da Indústria (CNI) entende como acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de manter em 2% ao ano a taxa básica de juros, Selic.

    “A Selic em baixo patamar segue sendo necessária para a recuperação mais célere e sustentada da economia, uma vez que incentiva a demanda e reduz o custo do crédito”, avalia o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

    De acordo com a CNI, as projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seguem abaixo das metas de inflação, definidas pelo Conselho Monetário Nacional, de 3,75% para 2021, e 3,50% para 2022, apesar da inflação ter acelerado recentemente, pressionada principalmente pelos preços de alimentos.

    As decisões de política monetária têm sido tomadas considerando a preservação do regime fiscal. Desta forma, a CNI avalia que o compromisso de manutenção do teto dos gastos e o avanço das discussões em torno das reformas estruturais, tributária e administrativa, são essenciais para a continuidade da manutenção dos juros baixos pelo Copom por um período mais prolongado de tempo.