Premiê britânico anuncia novo lockdown na Inglaterra
O premiê britânico, Boris Johnson, anunciou um novo lockdown com quase um mês de duração para conter a segunda onda de contaminações pelo coronavírus na Inglaterra. Em uma coletiva de imprensa no sábado (31), disse que as medidas irão vigorar entre quinta-feira (5) e 2 de dezembro.
Johnson pediu para o público somente sair de casa por questões específicas como trabalhar e se exercitar. As restrições do segundo lockdown incluem o fechamento de lojas, pubs, bares e restaurantes. Estabelecimentos que vendem itens considerados essenciais continuarão a funcionar, assim como escolas, universidades e faculdades.
Após o primeiro lockdown, o governo britânico manteve restrições regionais para tentar minimizar o impacto da pandemia na economia local. Mas Londres decidiu voltar atrás após registrar mais de 20 mil infecções diárias por diversos dias consecutivos. No sábado, o Reino Unido ultrapassou a marca de um milhão de casos de covid-19.
Johnson disse esperar que as medidas funcionem e façam com que as pessoas possam passar o Natal com suas famílias.(NHK, emissora pública do Japão)