• Polícia de Hong Kong prende sete políticos pró-democracia

    Publicado em 1.11.2020 às 12:36

    Sete políticos pró-democracia foram presos neste domingo (1) em Hong Kong sob acusação de desacato à assembleia do território. Entre os detidos estão membros e ex-membros do Conselho Legislativo de Hong Kong, inclusive o presidente do Partido Democrata, Wu Chi-wai. As acusações estão ligadas à uma reunião do órgão em maio. A polícia alega que os acusados obstruíram o trabalho de funcionários do Conselho na ocasião, e não descartou efetuar novas prisões.

    Em 8 de maio, legisladores pró-democracia e membros pró-Pequim entraram em confronto em uma sessão do Conselho enquanto discutiam um projeto de lei que proibia insultos ao hino nacional da China.

    A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, deverá fazer um pronunciamento sobre políticas do território ainda em novembro, após se reunir com membros do governo chinês em Pequim nesta semana.

    Segundo observadores, a última ação do governo visa manter os políticos pró-democracia sob controle antes do início da próxima sessão do Conselho.(NHK, emissora pública do Japão)