• Samu de Anápolis conta agora com oito ambulâncias de resgate

    Publicado em 5.03.2020 às 12:19

    Mais duas ambulâncias vão se somar ao serviço de excelência do Samu de Anápolis. A entrega das novas viaturas foi feita nesta quinta-feira, 5, pelo prefeito Roberto Naves. “Primeiro conseguimos a renovação de 100% da frota e agora conseguimos a ampliação. Isso significa que estamos no caminho certo para ofertar uma saúde com cada vez mais qualidade à população”, disse.

    As duas ambulâncias – de suporte básico – vão compor a frota que já possui seis viaturas, sendo duas de suporte avançado, além das duas motolâncias. Completam o quadro, quatro veículos para reserva técnica e sete para transporte sanitário. A ampliação do Samu de Anápolis foi aprovada pelo Ministério da Saúde mediante requalificação do serviço, considerado referência em Goiás.

    O projeto de ampliação do Samu vai além da Central de Anápolis que é responsável por toda a Regional Pireneus, contemplando ainda a criação de uma base em Corumbá de Goiás com duas viaturas e a aquisição de mais uma ambulância para a base de Pirenópolis.

    Além disso, já foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB), o projeto para a implantação de uma base em Terezópolis e aquisição de mais uma unidade de suporte básico para Cocalzinho e uma de suporte avançado para a base de Alexânia.

    A Regional Pireneus é composta pelos seguintes municípios: Anápolis, Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Na região, são mais de 460 mil habitantes amparados pelo Samu de Anápolis.

    Avanços
    A ampliação do Samu foi a última de uma série de melhorias alcançadas pela atual gestão no resgate de urgência. Além da requalificação e renovação de toda a frota, foi implantado o serviço complementar de transporte sanitário (ambulâncias sanitárias). “Esse serviço não existia e iniciamos nesta gestão”, frisou a diretora de Urgência e Emergência, Eliane Moreira.

    Outros avanços foram o fortalecimento do núcleo de ensino, a renovação da central telefônica, a implantação do sistema de radiocomunicação digital, a aquisição de novos equipamentos e a parceria com o Corpo de Bombeiros para o serviço aeromédico de resgate com dois helicópteros e um avião.

    Atendimento
    O Samu tem como missão prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Em Anápolis, o 192 recebe cerca de cinco mil ligações por mês que são convertidas em atendimento à população, seja por orientação, resgate, entre outras situações de urgência e emergência, quando a pessoa corre risco de morte e/ou possui um agravo traumático ou clínico que requer encaminhamento para o hospital.

    Atualmente, além das ambulâncias de suporte avançado e básico e as motolâncias, fazem parte da estrutura do Samu em Anápolis, a sede com a Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara. São cerca de 1,5 mil atendimentos e 4 mil ligações mensais.