• EUA se retiram formalmente do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas

    Publicado em 5.11.2020 às 11:04

    Os Estados Unidos se retiraram formalmente do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

    O presidente americano Donald Trump rotulou o acordo como injusto baseado nas restrições que gera à indústria manufatureira do país. O governo de Trump havia notificado oficialmente às Nações Unidas no dia 4 de novembro do ano passado que se retiraria do acordo internacional de combate ao aquecimento global. A saída de fato aconteceu na quarta-feira, exatamente um ano após o anúncio.

    A Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima anunciou por meio de uma declaração conjunta com o Reino Unido, França e outras nações, que recebe com pesar a retirada dos Estados Unidos.

    Antes da saída, um porta-voz do Departamento de Estado americano declarou à NHK, na segunda-feira, que o governo dos Estados Unidos apoia a proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove crescimento econômico e segurança energética.

    Neste meio tempo, o ex-vice-presidente Joe Biden – que aguarda o resultado final da eleição presidencial realizada na terça-feira – afirmou que seu país vai voltar ao acordo caso ele seja eleito.

    Especialistas afirmam que os Estados Unidos poderão retornar ao acordo 30 dias após o envio de um comunicado por escrito ao secretário-geral da ONU.(RTP, emissora pública de Portugal)