Mais de R$ 200 milhões para fomento à inovação
Garantir investimentos para o fomento à inovação e ao empreendedorismo. Essa foi a tônica da primeira reunião do ano do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg, realizada terça-feira (03/03), na Casa da Indústria. O encontro contou com palestra do gerente regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fernando Ribeiro, que apresentou as chamadas públicas com inscrições abertas para mobilização de startups. No total, mais de R$ 200 milhões em recursos de subvenção e financiamento estão disponíveis em cinco programas dedicados ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços. As linhas atendem todos os portes de empresas e englobam as diferentes etapas do ciclo de inovação.
“Nosso propósito é ajudar empresas que têm grande potencial de crescimento para que de fato deslanchem”, afirmou Fernando Ribeiro. No caso do Centro-Oeste, o gerente da Finep reforçou o movimento da financiadora de apoiar eixos prioritários, considerando as vocações da economia regional. “Não há recursos para desperdiçar. Não dá para ser forte em tudo, mas é fundamental que sejamos fortes em questões estratégicas ao País. O agronegócio é uma potência na economia brasileira, que carrega com ele toda uma cadeia industrial muito significativa”, observou Ribeiro.
Liderada pelo empresário Heribaldo Egídio, a reunião pontuou a importância da aproximação da iniciativa privada com as universidades e instituições de pesquisa para o fomento à inovação, incentivando a produção de conhecimento alinhada com as necessidades e os desafios do setor produtivo. “Algo que falta aos empresários é a gestão de projetos, essencial ao crescimento do negócio. Os recursos existem e as universidades estão aí para contribuir com soluções para as dores do setor produtivo. Todos têm interesse em transformar os indicadores de inovação em Goiás e a Aliança pela Inovação foi construída para consolidar esse trabalho”, sustentou Egídio.
Nesse sentido, o representante da Finep destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e reconheceu que o ambiente de inovação na região vem se transformando. “Mesmo com poucos recursos, a Fapeg tem se destacado no cenário nacional por encampar relevantes iniciativas de apoio ao ambiente de pesquisa e à inovação, muitas delas em parceria com a Finep”, disse. Para Ribeiro, Goiás apresenta característica interessante do ponto de vista econômico, com um setor industrial expressivo e diversificado, o que contribui para a participação do Estado com projetos de inovação.
O momento marcou a realização da primeira reunião ordinária do CDTI em 2020, que prevê mais oito encontros até o final do ano, sempre com a participação de convidados abordando temas relevantes ao ambiente de tecnologia e inovação. A reunião contou com participação de empresários, empreendedores e representantes de instituições de ensino, pesquisa e de fomento à inovação. Na oportunidade, também foi deliberada a agenda do CDTI para 2020 e apresentadas informações sobre a missão de benchmarking ao Porto Digital-Recife, programada para os dias 5 e 8 de maio.