“Com assistência social e muito cuidado vamos melhorar a qualidade de vida dos idosos da nossa capital”, afirma Vanderlan

Publicado em 7.11.2020 às 19:24

O candidato a prefeito Vanderlan Cardoso (PSD) vem destacando em seus programas eleitorais a importância da assistência social como mecanismo de melhoria da vida das pessoas, em especial dos idosos. De acordo com ele, todos os programas e ações voltados para a terceira idade fazem parte de um projeto muito maior que é cuidar das pessoas. 

Vanderlan não está sozinho nessa empreitada e conta com o apoio incondicional da esposa Izaura Cardoso. “Em nossos programas, temos conversado sobre maneiras de criar o desenvolvimento e de oferecer maior qualidade de vida às pessoas. Os idosos, em particular, tão sofridos durante a pandemia, merecem a nossa total atenção. 

De acordo com Vanderlan, para cuidar dos idosos ou terceira idade, como é chamada a fase a partir dos 60 anos, é necessário contar com o olhar sensível e atento de quem entende e está, verdadeiramente, preocupado com o social. “Minha esposa Izaura já fez um excelente trabalho com essa parcela da população quando fui prefeito”, afirmou o candidato. 

Para Izaura, é necessário desenvolver políticas públicas que zelem pelos idosos, em especial, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Infelizmente, registramos muitos casos de idosos que sofreram abandono e nós precisamos acolher essas pessoas, dar dignidade e condições para que elas possam ter um envelhecimento saudável e ativo”, comentou.

Izaura destacou, ainda, que a assistência social, de um modo geral, estará bem perto dos goianienses. “As pessoas precisam ser alcançadas pela ação pública da prefeitura e é por isso que, em cada uma das sete regionais, Vanderlan vai colocar centros especializados em assistência social. A assistencial social vai estar perto das famílias que mais precisam dela”.

Dentre diversas ações, o Plano de Governo da Coligação Goiânia em Um Novo Momento prevê a criação do Conselho Municipal do Idoso, por meio de um plano municipal de combate à violência contra a pessoa idosa com a ampliação da rede de proteção aos direitos da pessoa idosa e criação de um canal para denúncia de maus-tratos e violência. 

As propostas de Vanderlan ainda contam com o estímulo ao uso de novas tecnologias, a capacitação e formação de novos cuidadores de idosos e a criação de mecanismos que facilitem o acesso da pessoa idosa, especialmente, aquela com mobilidade reduzida, aos locais onde são realizados eventos esportivos e culturais.