Brasil poderá produzir um milhão de vacinas por dia em 2021
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Saúde de São Paulo adianta que uma nova fábrica do Instituto Butantan reunirá condições para produzir diariamente um milhão de doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 a ser testada no Brasil. Isto a partir do segundo trimestre do próximo ano.
“A nova fábrica está sendo construída e ficará pronta em cinco meses. A construção será iniciada em novembro até março (…) Teremos uma fábrica de multipropósito, que vai produzir várias vacinas, entre elas a Coronavac, tendo a capacidade de produção de um milhão de doses de vacinas diariamente”, disse Jean Gorinchteyn.
“A partir do momento em que nós recebermos a transferência de tecnologia, a receita do bolo, mais a construção da fábrica que será a grande cozinha para produzir o bolo, teremos sim a possibilidade de produção de um milhão de doses por dia”, acrescentou.
O Instituto Butantan é um dos principais órgãos de investigação e produção de vacinas do Brasil. Funciona sob a tutela da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Participa desde julho passado nos testes da Coronavac.(RTP, emissora pública de Portugal)