Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Parque Tecnológico Samambaia

Publicado em 10.11.2020 às 22:39

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, visitou na tarde de segunda-feira, dia 9 de novembro, instalações do Parque Tecnológico Samambaia, o mais novo centro de pesquisa e inovação da Universidade Federal de Goiás. O ministro, que é engenheiro e o astronauta brasileiro mais reconhecido popularmente, almoçou nas dependências da UFG e visitou alguns laboratórios de excelência na companhia do reitor Edward Madureira Brasil e da vice-reitora Sandramara Matias Chaves.

Também acompanharam a visita o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho, o pró-reitor de Pós-Graduação, Laerte Guimarães Ferreira, a Secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, além de professores e pesquisadores da UFG.
Logo após o almoço, o professor Laerte Guimarães apresentou ações e pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG). Na sequência, o professor Jesiel Carvalho iniciou a condução da visita pelo IPE Lab. “Nesta unidade, no começo da pandemia e quando havia escassez de equipamentos de segurança adequados, fizemos com instituições parceiras, cerca de 25 mil protetores faciais”, lembrou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação.
Ainda dentro das instalações do IPE Lab, o deputado federal Vitor Hugo Araújo foi convidado a descerrar uma placa de agradecimento no mural de apoiadores do laboratório, em alusão às verbas que ele destinou ao laboratório por meio de emenda parlamentar.
Em seguida, o grupo foi conduzido ao Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), onde laboratórios de ponta foram apresentados pelo professor Jesiel Carvalho e pela coordenadora geral do CRTI, Cecília Maria Alves de Oliveira. Durante o reconhecimento, os professores demonstraram aplicações práticas das pesquisas desenvolvidas nas unidades do Parque Tecnológico.
O reitor Edward Madureira Brasil lembrou que aqueles espaços são destinados a múltiplos usuários e não apenas a determinadas faculdades ou instituições. “Concebemos espaços que estão abertos a pesquisadores de toda a comunidade científica”, frisou o reitor.
O ministro Marcos Pontes se disse impressionado com o que viu, parabenizou as equipes presentes e enalteceu a importância da ciência na melhoria das condições de vida das pessoas.

Marcos Pontes no parque

Fonte: Secom-UFG