• EUA podem passar a distribuir vacina contra coronavírus em dezembro

    Publicado em 25.11.2020 às 11:23

    O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, afirmou que a distribuição de uma vacina contra o coronavírus pode começar dentro de algumas semanas.

    Na terça-feira, ele declarou que a distribuição pode ter início logo após a reunião, em dia 10 de dezembro, de um painel da Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) – órgão responsável por estabelecer requisitos de controle para alimentos e remédios. O painel vai revisar um pedido de autorização para o uso emergencial do imunizante.

    Segundo Azar, a vacina pode ser distribuída em todo o país dentro de 24 horas a partir da autorização da FDA.

    O secretário disse ainda que cabe aos estados decidir quem receberá as primeiras doses, com base em recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

    Funcionários encarregados pela distribuição afirmaram que 6,4 milhões de doses estarão disponíveis inicialmente, com o objetivo de fornecer 40 milhões de doses até o final de dezembro.

    Na última sexta-feira, a gigante farmacêutica Pfizer pediu autorização junto à FDA para sua vacina contra a Covid-19. A Moderna, por sua vez, declarou que vai pedir autorização para sua vacina em breve.

    Congeladores e outros equipamentos serão necessários para estocar as vacinas. O imunizante da Pfizer precisa ser armazenado entre 60 e 80 graus centígrados negativos, ao passo que o da Moderna, na temperatura de 20 graus negativos.(NHK, emissora pública do Japão)