Lêda Borges propõe criação de plano educacional para alunos com transtornos de aprendizagem, em Goiás

Publicado em 1.12.2020 às 18:39

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei de autoria da deputada estadual Lêda Borges (PSDB), que propõe a criação do Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE) para alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem. A proposta irá atender estudantes de escolas públicas e privadas que tenham transtornos como dislexia, discalculia e disgrafia. Segundo a deputada, o intuito é garantir o diagnóstico e acompanhamento educacional específico. 

Conforme expõe o texto, a escola deverá desenvolver um sistema de informação e acompanhamento dos alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem. Após isto, as instituições terão de elaborar estratégias de intervenção, possibilitando a recuperação dos alunos.

Os professores terão de passar por uma capacitação que dê condições de identificar os transtornos e qual o nível de dificuldade dos alunos. Posteriormente, os estudantes serão encaminhados para uma equipe multidisciplinar, com representante da Saúde, da Assistência Social e um professor para acompanhar e garantir bons resultados no processo ensino-aprendizagem.

“A propositura tem como objetivo atender e beneficiar os alunos que têm disfunções neurológicas como dislexia, discalculia e disgrafia. Tais estudantes precisam de escolas que tenham conteúdo, metodologia e organização. Nosso intuito é garantir a maximização de suas potencialidades e qualidade de vida, além de assegurar menos sofrimento e evitar preconceito e bullying”, justificou.