Turquia planeia usar vacina chinesa a partir do final do mês

Publicado em 3.12.2020 às 17:20

O ministro da Saúde da Turquia anunciou hoje um plano para começar a usar uma vacina experimental chinesa para a covid-19 no final deste mês, na sequência de um surto de infeções e mortes registado no país.

Fahrettin Koca já tinha anunciado um acordo com a Sinovac Biotech, da China, para a compra de 50 milhões de doses de CoronaVac, que está atualmente em fase final de testes.

O ministro explicou que o primeiro carregamento da vacina chegará à Turquia a partir de 11 de dezembro, referindo que a autorização será concedida depois de os laboratórios turcos confirmarem que as injeções são seguras e após a avaliação dos resultados iniciais dos últimos testes.

“Se os resultados forem positivos, como esperamos, a Turquia estará entre os primeiros países do mundo a iniciar a vacinação”, disse Koca.

Em novembro, a revista científica The Lancet publicou um estudo sobre a eficácia da candidata a vacina da Sinovac com base em testes clínicos iniciais.

O estudo apontou uma eficácia moderada e mostrou que a vacina produziu níveis mais baixos de anticorpos do que os encontrados em doentes que recuperaram da covid-19.(RTP, emissora pública de Portugal)