Força-tarefa de combate à dengue em Aparecida de Goiânia recolhe pneus descartados incorretamente

Publicado em 16.12.2020 às 17:29

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, desde a última terça-feira, 15, até amanhã, dia 17, mais uma força-tarefa de limpeza e recolhimento de pneus descartados de forma incorreta na cidade. O objetivo é evitar o surgimento e destruir criadouros já existentes do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e promover a destinação sustentável do material recolhido. Os trabalhos são gerenciados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e os pneus recolhidos serão encaminhados para a empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira de Sousa, a ação deve coletar cerca de 12 mil carcaças de pneus e é fundamental para o combate à proliferação do mosquito vetor da dengue no município. “O descarte incorreto de pneus é um grave problema ambiental por eles levarem centenas de anos para se decompor, e também é um desafio para a Saúde Pública porque guardam água parada dentro deles e são verdadeiras maternidades para o Aedes aegypti.”

As atividades mobilizam 32 servidores com 8 caminhonetes e 5 caminhões e se estendem por toda a cidade com foco em borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios.